Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

Tatuagem! O modismo que marca (para sempre)

A Paz do Senhor Jesus!

Comento abaixo um assunto bastante incisivo na nossa atualidade.
A intenção é difundir textos que visam o bem estar da conduta Cristã e que abrem espaço para uma caminhada de santificação rumo a salvação em Cristo Jesus.

A intenção não é ser pejorativo pois conheço varias pessoas com tatuagens e que são meus amigos. A informação e o conhecer é o maior intuito. (Oséias 4:6)

Temos muitas pessoas que marcam seus corpos e colocam pêndulos para, de alguma forma, expressar uma ideologia ou mostrar atitude(?), coragem(?), referencia(?), modismo(?). Bem, isso ficará para pensar e refletir após a leitura.

Mas o que podemos ler nas Sagradas Escrituras ou saber na Sociedade sobre este tão polemico ato pessoal?

Na Bíblia temos o texto que nos instrui - Livro de Levítico 19:28 "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."

Na Sociedade, uma consagrada revista abordou sobre o assunto - Revista Galileu nº 86

Apesar do modismo, a tatuagem não sai do corpo, ou seja, é impossível removê-la, e ao contrário de um modismo, não pode ser trocada a cada estação.
Desde a década de 1950, os cirurgiões tentam amenizar a angústia de quem um dia desobedeceu um princípio social e familiar, afirmando que "o corpo é meu", e agora se encontra arrependido.

A tatuagem pode ser um peso que a pessoa vai carregar para toda a vida e que poderá prejudicá-la de três formas distintas:

Socialmente - pois ela poderá sofrer discriminação e preconceito (vergonha).

Emocionalmente - porque a tatuagem é uma marca permanente e, mesmo que a pessoa sinta arrependimento, não conseguirá removê-la totalmente.

Espiritualmente - Quando a pessoa descobrir a origem das tatuagens e verificar por si mesma que ela é instrumento relacionado com deuses e práticas ocultas e pagãs.

Segundo alguns psicólogos, o desenho escolhido tem sempre a ver com o íntimo de cada um. "Através da tatuagem, a pessoa quer dizer algo de si mesma. O dragão por exemplo, testemunha o desejo de auto afirmação" Revista Galileu, n.º 86

Além dos símbolos, o local usado também tem muito a dizer:
Tronco – denota capacidade de decidir;
Braços – significa que o indivíduo está atravessando uma fase de lenta maturação;
Pernas – indica pessoas infantis e pouco reflexivas.

Analisando o uso da tatuagem pelas nações tribais, percebemos que estão sempre ligadas a questões religiosas.

O dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."

No Antigo Testamento temos a ordenança do SENHOR aos israelitas: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:28). Portanto, apesar de não estarem os crentes (evangélicos) sob a lei do Velho Testamento nos dias de hoje pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê (Romanos 10:4); o fato de ter havido uma ordem contra tatuagens deveria nos fazer pensar sobre a questão. As Sagradas Escrituras (A.T e N.T) são um todo e não podemos ignorar aquilo que foi revelado a humanidade.


Em relação às tatuagens e piercings, um bom teste para obtermos a resposta se podemos ou não praticar tal ato seria nos questionar se:

- tal atitude está sendo realizado com honestidade e sã consciência,
- posso pedir a Deus que abençoe e use este ato particular para Seus bons propósitos?
- O Deus zeloso e misericordioso se alegraria com essa atitude?
Deixo a resposta pela meditação na palavra: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (I Coríntios 10:31).

Outra questão a considerar é a Prudencia.
A palavra de Deus nos instrui em muito. No modo de andar, de se comportar, de se vestir, de se portar perante outras pessoas. O "servo do SENHOR" tende a manter a prudencia e a sabedoria como instrumentos de vida. Se queremos mostrar algo diferente, precisamos manter a prudencia e não chamar a atenção para si mesmo.
Tatuagens e piercings, com certeza, são chamativos. Neste sentido, as tatuagens e piercings não são prudentes para o cristão.
Bem, chegamos a um ponto mais delicado agora, a DUVIDA!
Um principio importante nas orientações do SENHOR a respeito de situações e ações que, talvez, não estejam claras para o nosso entendimento, surgiu duvida, então será melhor não fazê-lo. “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23).

Precisamos ter em mente que nossos corpos, assim como nossas almas, foram redimidos e pertencem a Deus. Apesar de não se aplicar diretamente a tatuagens e piercings, I Coríntios 6:19-20 nos dá um princípio: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”  Esta grande verdade deve sempre pesar no que fazemos e até onde podemos ir em relação a nossos corpos. Se nossos corpos pertencem a Deus, deveremos sempre ter Sua “permissão” antes de deixarmos “marcas” como tatuagens e piercings.

Expressão pessoal - Aqui eu Aprendi!
- "as únicas marcas que deveríamos trazer em nossos corpos são as marcas de Cristo".
- "Não precisamos de complementos em nosso corpo, pois já fomos feito semelhante ao Ser mais perfeito do universo."

 
MAS E SE JÁ POSSUO UMA TATUAGEM?


Amados, embora não seja o ideal, muitas pessoas estão com seus corpos tatuados. Não devemos generalizar, mas acreditar, ter fé e saber que mesmo que esteja torto se endireitará (Isaías 40).


Se você já possui em seu corpo uma tatuagem não fique pensando que  não pode conhecer ou se aproximar de nosso SENHOR JESUS.

Deus é Pai misericordioso. Ele o ama e lançará todos os vossos pecados nas profundezas do mar. Se quiseres e arrepender-se, esquecerás tuas transgressões. Oh,glória!

Lembremos que a chuva cai, enviada por Deus e sobre todos cai, tanto bons quanto maus. É tempo de buscar o Favor de Deus, a Ajuda de Deus, o Perdão de Deus, a Direção de Deus.

Nosso SENHOR sempre abrirá uma OPORTUNIDADE. Sempre existe esperança de salvação a todos os que antes não conheciam a Verdade e o Caminho.

Jesus Cristo morreu e ressuscitou, pagou por vez pelos nossos pecados. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Hoje podemos ver em muitos lugares, assassinos que antes não conheciam a Paz e agora pregam o evangelho, dependentes químicos que se recuperaram e encontraram em Cristo a vida em abundancia!

Comece a sua Historia e faça a diferença!
Arrependa-se e confesse a Cristo, só Ele pode perdoar pecado!

Se você fez uma tatuagem motivado pelo afeto a algum ídolo ou falso deus, peça perdão, renuncie o pacto realizado na ignorância e decida servir ao verdadeiro Deus.

Deus não rejeita você!
Deus não rejeita nenhum dos seus filhos (seja sincero).

“Todo o que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37 O ESSENCIAL é você decidir daqui para frente ser fiel ao único Deus verdadeiro.

"Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Josué 24:15

Não se desespere! Está arrependido!
Esteja certo que há uma chance.

É agora! Jesus virá buscar uma Igreja.
Nos somos a igreja e Jesus virá nos buscar.
Estejamos aguardando o SENHOR com obediência, prudencia, AMOR, e certos que teremos uma nova casa onde tudo se fará novo, inclusive nossos corpos.
Tudo isso em um piscar de olhos! Imagine!

Deus te ama!
Para meditação:
Lucas 9.23;  Romanos 12.1,2;  1 João 2.15-17;  1 Coríntios 6.12; 10.23,31; 

Filipenses 4.8  "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

1 Tessalonicenses 5.22  "Abstende-vos de toda a aparência do mal."

Hebreus 12.1  "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"

1 Tessalonicenses 5:23  “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”


Fonte: Revista Galileu, n.º 86, Setembro de 1998. Editora Globo.
O Brasil tatuado e outros mundos. Toni Marques – Editora Globo
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...