Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os Lenhadores

Prepare-se, observe, preste atenção nas situações, atento aos detalhes, treine, ajude, coopere em tudo, e assim poderemos um dia, no tempo e vontade de Deus, ser um Mestre mas, primeiro precisamos passar pela fase de aprendiz.

1 Timóteo 3.1 
"Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja."

REFLEXÃO: Os Lenhadores

Conta-se que um jovem lenhador ficara impressionado com a eficácia e rapidez com que um velho e experiente lenhador, da região onde morava, cortava e empilhava madeira das árvores que derrubava. O velho lenhador era um homem tranquilo, bem relacionado com todos e era tido como uma pessoa de bom coração, além de ser considerado o melhor lenhador de toda a redondeza.

O jovem o admirava e o seu desejo permanente era de um dia, torna-se tão bom, se não melhor, que aquele homem, no ofício de cortar madeira. Certo dia, aquele jovem finalmente decidiu procurar o velho lenhador com o propósito de aprender com quem mais sabia e assim tornou-se o melhor lenhador que aquela cidadezinha já tinha ouvido falar.

Passados alguns dias daquele aprendizado, o jovem resolvera que já sabia tudo e que aquele velho não era tão bom quanto falavam. Sendo assim, o jovem decidira afrontar o velho lenhador, desafiando-o para uma disputa: em um dia de trabalho quem cortaria mais árvores? Aquele velho lenhador aceitou, sabendo que seria mais uma oportunidade de dá uma lição no jovem arrogante. E assim fizeram, reuniram testemunhas, formaram comissão julgadora, organizaram torcida, delimitaram as áreas onde seriam cortadas as árvores e, no dia escolhido para o confronto, lá se foram decidir os dois quem seria o melhor.

De um lado, o jovem forte, robusto e incansável, mantinha-se firme, cortando as suas árvores. Do outro, o velho lenhador, desenvolvendo o seu trabalho silencioso, tranquilo. Também firme e sem demonstrar nenhum cansaço.

Num dado momento, o jovem olhou para trás a fim de ver como estava o velho lenhador e qual não foi a sua surpresa ao vê-lo sentado. O jovem riu e pensou: “além de velho e cansado, está ficando tolo, por acaso não sabe ele que estamos numa disputa?”. E assim, ele prosseguiu cortando lenha sem parar, sem descansar um minuto.

Ao final do tempo estabelecido, encontraram-se os dois e os representantes da comissão julgadora foram efetuar a contagem e medição e, para admiração de todos, foi constatado que o velho havia cortado duas vezes mais árvores do que o jovem desafiante.

Este, espantado e irritado ao mesmo tempo, indagou-lhe qual o segredo para cortar tantas árvores, já que uma ou duas vezes que parara apenas para olhar, via-o sentado bem tranquilo, enquanto ele não parou um só minuto.

O velho, bastante sereno, respondeu: “todas as vezes que você me via sentado, eu não estava simplesmente parado, descansando. Eu estava amolando meu machado”.
Autoria desconhecida.

Precisamos afiar nossos machados e não ficarmos tão confiantes de que sabemos tudo. Anel não é sinal de sabedoria, uma boa roupa não é sinal de sabedoria (faço Teologia sim, tento me vestir bem sim) mas, sabedoria é mais que isso, lembre-se de uma coisa, nossos olhos podem se enganar, nosso coração pode nos enganar.
A Glória é para Deus, somente para Ele.
Saiba, nunca se sabe tudo, estamos sempre aprendendo.
Todos nós podemos aprender muito com Jesus. Pense nisso!

Jeremias 9.23,24
"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor."

Salmo 20.7 "Uns confiam em carros, outros em cavalos; mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus."

Salmo 46.10  "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (o Senhor)..."

João 15.5 "...Sem mim, nada podeis fazer."

1 Coríntios 2.1-5 "Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem, ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana; e, sim, no poder de Deus."

Diversos homens de Deus passaram por experiências que os tornaram capazes de seguir com o Grande e Poderoso Chamado de Deus em suas vidas.

Não pense que conosco será diferente.

Se você está passando pelo processo de "afiar o machado" dê Glória a Deus, você é um(a) dos Escolhidos de Deus para uma grande Obra. Aleluia!

"Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou.
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Romanos 9.23-24

Veja esses exemplos, a Bíblia nos revela muitos mais:

Moisés: 80 anos de preparo + 40 anos liderando o povo de Deus.
- 40 no palácio de Faraó sendo educado para pensar que era importante;
- 40 anos no deserto aprendendo que não era nada;
- 40 anos aprendendo que Deus era tudo (líder e aprendo)

Josué: Ao longo de sua vida sendo ajudante, ou “Office-boy” de Moisés, até receber o grande chamado de liderança.

Davi: Anos e anos sendo um filho dedicado e prestativo, esperando com paciência "ouvindo a Palavra de Deus". Sendo treinado como "pastorzinho", músico, atendente do rei, soldado, até finalmente realizar a obra pela qual fora ungido muitos anos antes.

Paulo: O mesmo que falou que não dependia de eloquência, teve uma formação formidável como vaso escolhido pelo Senhor.
DEUS NÃO DESPERDIÇA NADA NO PREPARO DOS SEUS SERVOS!
-Anos de aprendizagem na melhor escola da época (aprendendo com Gamaliel)
-Preparação como fazedor de tendas
-Depois da conversão, mais 3 anos na dependência de Cristo sendo um grande "instrumento" para expressar as verdades do cristianismo
-Total dependência do Espírito Santo e não da sabedoria humana. Lembremos ainda que Paulo empregava todos os métodos linguísticos disponíveis para garantir uma comunicação eficaz.

Maior exemplo de todos:
Jesus: Deixou sua glória junto do Pai e veio até nós para nos conceder o caminho aberto até o Todo Poderoso Deus. Jesus aprendendo 30 anos, antes de assumir seu ministério de 3 anos.  Tanto observando seu pai, fazendo parte de uma Família, indo ao templo, adorando ao único Deus.
Que Amor incomparável do Filho de Deus em cumprir o desejo de seu Pai, o Deus Todo Poderoso! Deus sempre abre uma porta para nos ajudar, essa porta hoje é Jesus!

Quer ser uma Pregador da Palavra de Deus?
Quer ser um Evangelista?
Um(a) Missionário(a)?
Tem o desejo de ser um Diácono, um Presbítero, um Pastor, oh glória!
Isso é bom, muito bom mesmo mas tem um grande segredo nisso tudo; "Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força; mas a sabedoria é proveitosa para dar prosperidade." Ec 10.10

Em todo tempo AFIE O MACHADO!

Quem deseja fazer a Obra tem que afiar o machado! 
Aqui eu Aprendi!

4 comentários:

  1. meu irmão mais uma ves os joverns se acham mais inteligente, maus sabio do que os mais velhos, e no entranto muito arrogante. SDem saber que primeiro é preciso aprender com os mais velhos, para depois se submeterem a afrontá-los, e sem saber que os maus velhos são 2 ou 3,4 vezes mais fortes do que eles. Primeiru é preciso a sabedoria para depois a arrogância.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor. Querida irmã Guiomar, somos aprendiz, devemos sempre ter em mente que o Aprendizado é constante, dia a dia, minuto a minuto. Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Texto notável! Amei a lição!

    Estarreceu-me o dia em que descobri que dentro da igreja há disputas por posições e saberes. Honestamente eu não pensava que isso existisse, mas, infelizmente, acontece. Pessoas que desafiam outras para mostrarem que sabem mais... A inveja ainda prospera em muitos corações dentro da Casa do Senhor, mas o importante é deixar Deus cuidar de todas as situações. A vida ensina, sim. Ou melhor, Deus ensina, sim e, coloca cada um na posição que deve estar.

    Anseio ser missionária. Desde que aceitei Jesus foi o que quis me dedicar, mas meu esposo não tem o mesmo desejo/ chamado (não sei) que eu. Logicamente não posso ir só. Tive parcas experiências no campo missionário. Algumas viagens para os interiores de nada mais nada menos que cinco dias. Muito rápido. Contudo foram dias brilhantes com aniquilamento do eu. Um despojar fora do comum. É dureza, eu senti...

    Mas eu faço missões de outra maneira, contribuindo para os que estão na batalha. Atualmente evangelizo. Conto com a misericórdia de Deus para isso. Sou pequena, pastor, muito pequena, mas meu, nosso Deus é grande.

    Uma das coisas boas que valorizo em mim é ouvir os mais velhos, ouvir suas experiências e, assim vou aprendendo...

    Deus te abençoe, meu amado pastor!
    Sua ovelha,
    Terezinha

    Mas está na dependência da vontade do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que benção! Que desejo maravilhoso esse irmã Terezinha! Fico muito feliz em saber deste seu anseio. Realmente é um trabalho de entrega, Com certeza, "um despojar fora do comum" mas gratificante.
      Que cada Cristão possa seguir este tão maravilhoso exemplo e contribuir com Missões.
      Deus abençoe.
      Abraço fraterno meus amigos.

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...