Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Escola Bíblica Dominical - Pensando na EBD

Momento Pedagógico!

Escola Bíblica Dominical.
Texto importantíssimo para os Professores da EBD. 

A Escola Bíblica Dominical é um importante instrumento para aprimorar o conhecimento, tirar dúvidas, expor comentários e crescer na Graça. Sou, pela misericórdia de Deus, um semeador da EBD e apoio muito o ensinamento Bíblico, precisamos orientar nossos jovens, nossas igrejas, nosso povo e todos aqueles que o Senhor Jesus trouxer ás nossas aulas.
"Então lhes ensinava muitas coisas por parábolas, e lhes dizia no seu ensino:"  Marcos 4.2

Estarei iniciando, com esta publicação, o Momento Pedagógico, uma serie de "posts" voltados ao ensinamento EBD e espero que seja tão útil para vocês quanto foi e "sempre está sendo" para mim.

Texto Pedagógico

Pensando na EBD

Para refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom começo é analisar a situação que está sendo vivenciada – chama-se isto de Análise Situacional.

É importante uma reunião específica com a presença da superintendência, professores, alunos representantes das classes, pessoal da secretaria etc.

Devem ser levantados pontos:
1-    Estrutura física: classes dentro do templo, salas para as turmas
2 - Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados frequência e ausência de alunos e professores, evasão,
3 – Critérios para escolha dos professores
4 – Treinamentos dos professores
5 – Relações interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 – Currículo
7 – Metodologia das aulas
8 – Tempo de aula
9 – Material didático e equipamentos de apoio para as aulas
10 – Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11  – Alunos com necessidades especiais
12 – Retenção da aprendizagem
13 – Avaliação sistemática da EBD

Após análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que tem ocasionado os problemas etc.

Agora, é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato, listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.

Depois, listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo para repensar a situação indicada.

Atacar muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver interferência do grupo com ações concretas.

Planejar as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.

Somando a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.

Neste momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda persistem  e podem redirecionar e redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como inadequadas as ações iniciais.

Planejar ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível prever e agir para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no processo de ensino e aprendizagem.

"O ensino do sábio é uma fonte devida para desviar dos laços da morte." Provérbios 13.14

Fonte: Excelente trabalho da Pedagoga Sulamita Macedo.
texto de Sulamita Macedo - Pedagoga e Palestrante para Professores EBD

Aqui eu Aprendi!

2 comentários:

  1. Pela misercórdia de Deus fui convocado para ser Superintendente da Escola Dominical numa pequena congregação da Igreja Assembleia de Deus-Mossoró-RN, desde então, sempre busco aprimorar a metodologia do ensino. Mesmo com muitas limitações, principalmente de espaço físico, temos alcançado vitórias.Criamos uma biblioteca, um jornal( que circulou uns seis meses) e agora este blog, que é administrado pela EBD.
    Artigos como este, nos ajudam a introduzir melhorias na EBD.
    Que Deus continue abençoando esta equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe muitíssimo o amado irmão. Anathallycio estaremos postando mais artigos sobre EBD e juntos veremos o sucesso no trabalho. Agradeço a você pelo comentário e nos ajude com suas orações. Parabéns pela missão da EBD em suas mãos. Pr.Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...