Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 10 de maio de 2013

2º domingo de maio - Dia das Mães

Mamãe Eu te Amo!

כַּבֵּד אֶת-אָבִיךָ, וְאֶת-אִמֶּךָ--לְמַעַןיַאֲרִכוּן יָמֶיךָ, עַל הָאֲדָמָהאֲשֶׁר-יְהוָה אֱלֹהֶיךָ נֹתֵן לָךְ  (שמות, כ', י"א)
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te . (Êxodo 20:12)

שְׁמַע בְּנִימוּסַר אָבִיךָ; וְאַל-תִּטֹּשׁ, תּוֹרַת אִמֶּךָ. (מִשְׁלֵי א', ח')
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, (Provérbios 1:8)


Um pouco da Historia 
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses.

Em Roma, as festas comemorativas do Dia das Mães eram dedicadas a Cybele, a mãe dos deuses romanos, e as cerimonias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. 

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da quaresma  (termo religioso que representa um período de quarenta dias, na religiosidade, da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa, antes do anoitecer, período que antecede a Pascoa, agregando um momento de alegria.) às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães (alegria com a família). Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

A maioria das fontes e estudos é unânime acerca da ideia da criação da comemoração ter sido idealizada por Ana Jarvis.
A americana Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, foi quem iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe (Ann Marie Reeves Jarvis) e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com um dia especial para todas as mães. Por volta de 10 de Maio de 1907 (apoiado por muitos estudiosos como data/mês de origem da comemoração), foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na "comunidade" igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos.
Nessa ocasião, a Sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade.
Ana quis que a celebração fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 09 de Maio 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Thomas Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.


No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja.

No Brasil, a data se "comercializou" a partir de 1949. 


A comemoração
em alguns Países
Nas diversas localidades do mundo, a comemoração é feita em datas/dias diferentes em seus calendários.

Datas variáveis
Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro;
Na Espanha, Moçambique, Angola e Portugal, no primeiro domingo de maio;
No Brasil, Africa do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, ChileChinaColômbia, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Suíça, Turquia, Venezuela , no segundo domingo de maio;
Na França e Suécia no ultimo domingo de maio;
Na Argentina no terceiro domingo de outubro

Datas fixas
Na Albânia, Russia, Bulgária, Romênia = 08 de Março.
No Egito, Síria, Arabia Saudita, Kuwait = 21 de março
Na Grécia = 07 de Abril
No México, Guatemala, Hong Kong, Índia, Malásia, Singapura = 10 de Maio
No Paraguai = 15 de Maio
Na Polônia = 26 de Maio
Na Bolívia, Republica Dominicana = 27 de Maio.
Na Tailândia = 12 de Agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit.
Na Bélgia, Costa Rica = 15 de Agosto
No Panamá = 08 de Dezembro

em Israel
Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a Família.

No 30º dia de Shvat (ל' שְׁבָט) que este ano (2012) foi em 23 de fevereiro, celebrou-se o Dia da Família.

Shvat é o nome do quinto mês do calendário civil e décimo-primeiro do calendário religioso judaico. É um mês de inverno de 30 dias, ocorrendo geralmente em janeiro-fevereiro do calendário gregoriano.


Nas primeiras décadas do Estado de Israel, era celebrado como o Dia das Mães (יוֹם הָאֵםyom ha’em) e enfatiza o papel tradicional de uma mãe como cuidar dos filhos e da casa. 
Com o passar dos tempos e costumes, o Dia das Mães tornou-se o Dia da Família que enfatiza o relacionamento positivo da família como amor e apoio mútuos.


 Fontes: O Guia dos Curiosos; Brasil Escola; wikipédia; Estudando Hebraico
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...