Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

domingo, 29 de setembro de 2013

JEJUM - parte 1

JEJUM – perguntas e respostas


Jejum é uma palavra usada de formas variadas quando alguém opta por diminuir sua dieta alimentícia o mais próximo do zero, idealmente atingindo o zero, por um período de tempo. Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fazer jejum, como a greve de fome e vaidade para com o corpo. Os principais motivos, contudo, são religiosos ou medicinais. Mas o que a bíblia nos ensina sobre o jejum?

O jejum serve para alguma coisa?
Se para nada servisse:

(1) JESUS não teria dito: “Esta casta [espécie] de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum” (Mt 17.21). Jesus fez essa afirmação para explicar por que alguns dos seus discípulos não conseguiram expulsar um espírito maligno de um rapaz;

(2) se o jejum não produzisse qualquer benefício, JESUS não teria jejuado quarenta dias e quarenta noites, ANTES de ser tentado pelo diabo (Mt 3.4.1-2);

(3) se para nada servisse, homens de Deus não teriam se valido do jejum para enfrentar grandes adversidades. O rei Josafá, quando soube que “uma grande multidão” se aproximava para guerrear contra ele, “apregoou jejum em todo o Judá” (2 Crônicas 20.2-3; veja 1Sm 7.6; Sl 109.24; At 14.23; 27.9; 2 Co 6.5; 11.27).

Conclui-se que o jejum nos fortalece espiritualmente. Acompanhado de oração, é uma arma muito poderosa para o enfrentamento das adversidades e das forças do mal.

Preciso jejuar para ser salvo?
Não. Deus derrama sua graça sobre aqueles creem em Jesus e o aceitam como Senhor e Salvador (Jo 1.12; 3.18; Rm 10.9; Ef 2.8).

Se eu jejuar continuamente, Deus me amará mais?
Não. O amor de Deus é incondicional (Jo 3.17).

Para expulsar demônios e curar enfermos em nome de Jesus, preciso jejuar com antecedência?
Não. Para operar tais coisas, basta a fé (Mc 16.17-18). Porém, se o crente trabalha com frequência nessa área de libertação, convém se fortalecer em jejum periódico. Na verdade, os que são de Cristo devem, como bons soldados, manterem-se vigilantes e capacitados “para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” ( Ef 6.10-11).

Devo jejuar quantos dias seguidos e por quanto tempo?
Cada um estabeleça o seu tempo de jejum. Há quem faça campanha de jejum diário de algumas horas, durante sete dias; outros fazem jejum de três dias, um dia na semana, e assim por diante. Depende das condições físicas, rotina de trabalho, viagens, etc. Por óbvias razões, não é aconselhável o jejum para uma pessoa que se encontra debilitada por alguma enfermidade.

Devo comunicar aos irmãos que estou jejuando?
Não. Leia o que ensinou Jesus: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam” (Mt 6.16). Porém, nenhum problema há se a esposa comunicar o fato ao marido, ou vice-versa. A realidade nos mostra que o jejum não é uma prática costumeira entre os cristãos.

O jejum é de alimentos sólidos, líquidos, ou os dois?
Pode ser não comer e não beber, ou abster-se apenas de alimentos sólidos. O mais importante no jejum, sempre com oração, são o propósito e sacrifício nele envolvidos.

Para os mundanos, submissos às glutonarias da vida – muita bebida, muita comida, orgias e noitadas – o jejum é uma loucura. Está escrito: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Co 1.18). “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura…” (1 Co 2.14).
Autor: Pr.Airton Evangelista da Costa

“O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus” - afirmação de Kenneth Hagin

Alguns acham que o jejum é uma “varinha de condão” que resolve as coisas por si mesmo, mas não podemos ter o enfoque errado. Quando jejuamos, não devemos crer NO JEJUM, e sim em Deus. A resposta às orações flui melhor quando jejuamos porque através desta prática estamos liberando nosso espírito na disputada batalha contra a carne, e por isso algumas coisas acontecem. Ao jejuar estamos removendo o entulho da carne e liberando nossa fé para se expressar.


“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz, e quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu, e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.”
Rm 14.6-9

E assim deve ser o nosso viver, tudo quanto façamos, que seja feito no Senhor.

Sem duvida, o Jejum deve fazer parte de nossa vida em Cristo!

Leia mais sobre JEJUM, consulte os textos: 
1Rs 21.9;   2 Cr 20.3;   Ed 8.21;  Sl 35.13, 69.10;   Jr 36.6;   Dn 6.18, 9.3;   Jl 1.14, 2.15;   Jn 3.5;    Zc 8.19;   Mt 15.32, 17.21;   Mc 8.3;   Lc 2.37;   At 14.23, 27.9;   2 Co 6.5, 11.27


continuação em JEJUM - parte 2
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...