Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que significa a palavra Hellmann´s

Antes de falarmos sobre o que nos expressa o titulo desta postagem, vamos conhecer um pouco dessa "nova iguaria" (na época): A Maionese

Em geral, as criações culinárias que se popularizaram ao longo da história colecionam várias versões sobre sua origem. Com a maionese não é diferente. Uma delas conta que esse molho à base de ovos foi inventado por um francês, chef de cozinha do duque de Richelieu que, no início da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), comandou uma batalha bem sucedida contra os ingleses em Mahon, capital da ilha de Minorca, na Espanha. A nova receita estreou no banquete que se sucedeu à vitória e foi batizada por seu criador de “mahonnaise” em homenagem ao feito de Richelieu.

Este saboroso "molho" foi popularizado. Com a popularização surgem as "marcas" - Identificações para um produto industrializado. Bem, como não podemos deixar de citar, com o surgimento dos nomes aparecem também as falácias a seu respeito.

Hoje gostaria de compartilhar com os amigos sobre um "enigma", que muitos falam, comentam "com tendências capciosas" sobre o nome de uma saborosa (ao meu paladar) marca de maionese.

Aqui eu Aprendi! Declaro: Este parecer é livre de aspectos pejorativos. Não tem caráter defensivo a certo produto (marca) ou tendencioso a querer ultrajar qualquer tipo de classe social ou eclesiástica (pessoas), apenas um serviço prestado à curiosidade dos leitores "pessoas" que nos questionam. Uma curiosidade respondida! (obs. as palavras em maiúsculo são apenas para realçar destaque - conforme texto original)

Hellmann's significa "homens do inferno". Será?
texto original de Marcos Brito



Não é de hoje que vejo muitos crentes (diria cristãos, evangélicos), talvez por falta de conhecimento, dizerem que não degusta a maionese Hellmann's, por ser esta satânica, e atribuem a tal marca o significado de "homem do inferno" ou "homens do inferno". Dizem, inclusive, que os proprietários da famosa marca são satanistas. (Lembrando que eu não estou aqui para afirmar se os donos da tal empresa fizeram, ou deixaram de fazer, pacto com o diabo. Que fique bem claro!)

Bem, antes de eu falar, à luz da Bíblia, o que penso, vamos saber a origem do nome Hellmann's.

1) Em primeiro lugar, Hellmann's não é uma palavra inglesa. Querer traduzir essa expressão como "homens do inferno" é uma tolice que dispensa comentários. Se não, vejamos: HELL (substantivo inglês) significa INFERNO. Até aí tudo bem. Para quem gosta de ver diabo e inferno em tudo, a tradução está correta. O problema acontece quando se vai traduzir a palavra MANN'S.
Os pregadores e apologistas de fundo de quintal (diria néscios) a confundem com MAN (termo inglês) que significa HOMEM. Já o plural para HOMENS, em inglês, é MEN. Logo para HELLMANN'S significar HOMENS DO INFERNO deveria ser escrita assim: HELLMEN (inglês) ou HELLMAN (inglês), caso fosse HOMEM DO INFERNO.

2) Em segundo lugar, o nome HELLMANN'S é de origem alemã, onde HELL é adjetivo e significa CLARO (LUZ) e MANN significa HOMEM. Como se trata da junção das duas palavras alemãs, a tradução, a grosso modo, seria assim: HOMEM CLARO ou HOMEM BRILHANTE.

(Aqui eu Aprendi! lembrando que: o plural de homem em alemão é Männer) 

3) Em terceiro e último lugar — e creio ser a forma mais correta de se pensar —,HELLMANN'S deriva-se do sobrenome do fundador da empresa que desenvolveu esse produto (maionese): o alemão Richard Hellmann. Este imigrante "Em 1905, abriu uma delicatessen em Nova York, onde vendia produtos artesanais e guloseimas, como as saladas guarnecidas com o molho 'maionese' preparado por sua mulher. O sucesso do condimento entre os clientes da loja levou Hellmann a colocar o produto à venda em duas versões, uma delas identificada com uma fita azul, que logo se destacou pela maior procura. Em pouco tempo, o comerciante já estava atendendo outros fornecedores com seu produto embalado em frascos de vidro." (Extraído do site da Unilever). E, em 1962, a empresa lançou a primeira maionese industrializada no mercado brasileiro.

Bem, se o apóstrofo indicar posse ou propriedade, como na língua inglesa, HELLMANN'S tem o sentido de "do Hellmann", isto é, "de propriedade da família Hellmann".

A Palavra de Deus é enfática:
"Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina" Mateus 15.11

"Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem..." Mateus 15.17-20

Aqui eu Aprendi!
Os negócios da família Hellmann´s prosperou, e em 1932 a Companhia Best Foods (poderosa empresa de alimentos) comprou a Hellmann´s e fundiram-se em uma só empresa. A Bestfoods, antes de 1997, conhecida como CPC Internacional, foi adquirida pela Unilever em 2000.

Compreendido equivocadamente como "homem do inferno", seu nome é devido ao seu fundador, Sr.Richard Hellmann da família alemã Hellmann,

Lembre-se: A Palavra de Deus nos orienta a orar por tudo que entra em nossa casa, tenha este hábito e, ao realizar suas compras, independente do que seja, sendo produtos alimentícios, eletrônicos, pessoais, ou comunitários (para a família) faça uma oração, abençoe o que entra em sua casa. Junte sua família, ore sobre o que adquiriram e confie que todo o mal foi repreendido, em nome de Jesus, isso é fé!
Tenho certeza, que você não vai querer em sua casa algo que não tenha sido recebido em ações de graça, porque pela palavra de Deus são separados para um bom uso, pela palavra de Deus e pela oração são santificados.
Leia: Cartas de Paulo a Timóteo

Tenhamos cuidado com alguns que, por falta de conhecimento, induzem "fieis" a padrões de vida sob poderes arbitrários. Cuidado com os déspotas*.

Bem! e se me perguntarem se degusto da maionese Hellmann´s, minha resposta será semelhante ao do irmão em Cristo Jesus Marcos BritoClaro que sim! Oro, abençoo, e saboreio, aliás também preciso maneirar para não engordar (risos).

*Déspota;  Que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário; que é capaz de exercer sua autoridade de modo opressor; despótico. Que se comporta de maneira tirânica para obter o poder completo.

Fonte:
http://www.marcosbrito.blog.br/
http://www.marcosbrito.blog.br/2014/02/hellmanns-significa-homens-do-inferno.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hellmann's
http://www.unilever.com.br/Images/Hellmanns_tcm95-107543.pdf
Dicionário on-line inglês, português, alemão 
Aqui eu Aprendi!

40 comentários:

  1. Muito bom. Também já tinha ouvido essa história, mas nunca dei importância. Tem gente que tem medo de tudo e acredita em qualquer coisa. Parabéns pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta ideia de criar esta pegina para defender marcas de produtos talves de certo, porem nao serao confundidos os que amam a Deus

      Excluir
    2. Sinal de Alerta, por favor, não confunda as coisas, hehehe. Hellmann's quer dizer "Do Hellmann". Hellmann, por sua vez, é o sobrenome do cara, que era alemão. E Hellmann, em alemão, quer dizer "Homem Claro". Não tem nada, mas nada a ver com inferno.

      Excluir
  2. Pois é irmão já tinha ouvido este trocadilho, tbm ouvi gente que não toma suco Ades nem lava o cabelo com o shampoo seda, vai entender,,,,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários meus irmãos em Cristo Fernanda Souza e Waldryano. Deus abençoe e continue em oração por nós.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia Irmão!
    Vi que você passou pelo meu blog e deixou uma saudação.como retribuição também já estou seguindo o seu.Com certeza Deus se alegra em poder contigo!
    Obrigado
    http://terrasecanuncamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo, saudações fraternas em cristo!
    Aqui eu aprendi um pouco mais. Que o Senhor te abençoe prontamente. Obrigado pela visita! Paz!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e esclarecedor este assunto. Teve uma época que estavam passando nas igrejas uma relação de produtos que não deveríamos consumir como cristãos. Daí olhei para a Palavra que nos diz: “Comei de tudo o que se vende no mercado, sem nada perguntardes por motivo de consciência” 1 Coríntios 10:25 – Então faço como o pastor Ismael mencionou, tudo que entra em minha casa e tudo que adquiro apresento a Deus em oração e em ação de graça.

    ResponderExcluir
  7. Nicollas Barra; Presbítero Maurício; Neiva Silva; obrigado pelos comentários e apoio a este trabalho. Cada participação de vocês é muito gratificante para este vosso amigo. Obrigado e, vamos orar. eh, irmã Neiva esta deveria ser a atitude de cada cristão, graças a Deus que temos pessoas como a irmã, o versículo supracitado foi bem lembrado. Deus abençoe a vocês meus amigos em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o esclarecimento, gostei muito, eu já gostava de hellmann's agora que vou gostar mesmo rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Ótimo o esclarecimento.

    ResponderExcluir
  10. Aprendi uma coisa nova vou conta para meua amigos e familiares

    ResponderExcluir
  11. Muito proveitoso o esclarecimento. Gostei

    ResponderExcluir
  12. A paz irmão.tbm pensava como antes.agora aprendi o significado.q Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar muitas vezes a respeito do significado da marca Hellmann's , mas nunca tinha lido uma explicação tão boa como essa.. gostei muito!

    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  14. Interessante.Embora nunca tivesse ouvido falar dessa crendice sei que no meio evangélico tem muito disso..Apartir de agora se ouvir tal crendice já sei que ñ existe motivo pra preocupação.A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  15. Crendices e superstições , achei otima a explicaçao , a bitolaçao leva a falta de FÉ , portanto devemos prestar mais atençao antes de cair nas palavras de algum déspota boa noite

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz! Gostei muito mesmo de seu artigo. Muitas vezes nos precipitamos em algo sem fazer uma pesquisa devida antes. Muito obrigada que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Essa explicaçao nao me convence da verdadeira traduçao dessa palavra. Para mim essas pessoas que apoiam essa explicaçao falsa sao os mesmos que trabalham nos escritorios dessa empresa. Escondem o verdadeiro significado desse nome.

    ResponderExcluir
  18. Adimito que de repente me vi pesquisando na internete, o significado da palavra HELMANN'S, rsrs, e entre as opções de esclareciemntos, me veio este blog, que de cara, por ser de um cristão, pensei em passar pro saite seguinte, por achar preconceituosamente que seria uma opinião tendenciosa! Ainda bem que me decidi ficar e ler! Explicação bem feita e de texto leve e conciso, parabéns! Senti verdade e fé verdadeira no titular desta página.Ah! e nas pessoas que comentaram também...Deus esteja convosco.

    ResponderExcluir
  19. Não sei bem porquê, mas por esses dias me ocorreu a curiosidade sobre o significado da palavra Helmann's. Daí vim pequisar na net e entre as primeiras opções, surgiu este blog.
    Admito que por preconceito, pensei em pular pro saite seguinte rsrs, achei que a explicação seria tendenciosa e de visão rasa, até porq já imaginava que não havia relação com "inferno", por ser uma palavra de origem alemã! Ainda bem que fiquei pra ler porq o titular desta página mui inteligentemente e investido de fé verdadeiramente cristã, esclareceu minha dúvida, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel Carvalho, fico feliz por ter acessado o Blog. Infelizmente muitos tem este "preconceito" em ler artigos de sites cristão, confesso que alguns realmente confundem as coisas, misturam um pouco, mas assim vamos caminhando.

      Obrigado pela participação. Volte sempre!

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  20. Parabéns pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  21. SOU CRISTÃO CATÓLICO, NÃO CONSUMIA ESSE PRODUTO DELICIOSO POR CAUSA DE FALÁCIAS.
    PARABENS PASTOR ESMAEL.
    VOU COMENTAR COM FAMILIARES E AMIGOS.
    QUE O ESPÍRITO DE DEUS TE ILUMINA SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Paschoal Poiani obrigado pela participação. Volte sempre! Seus comentários são importantes para nosso trabalho.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  22. Achei importante este esclarecimento pois saber discernir o que é de Deus e o
    que não é. é fundamental. Existem muitas ciladas circulando na mídia. Creio
    que a verdade sempre prevalece. Busque o Espírito Santo e ele abrirá os seus
    olhos.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde, a Paz do Senhor!
    O problema não é a contaminação do alimento, mas sim o valor pago por nós para o que é destinado.
    Se o meu dinheiro é todo mês providenciado por Deus e devolvo a Ele 10% do que Ele me dá, pq gastaria os outros 90% com produtos que seus lucros não são destinados a algo que Deus aprove?
    Devemos sim tomar cuidados com o que gastamos nosso dinheiro e quais as finalidades lucrativas dos produtos, sei que não podemos ter certeza de tudo 100%, mas o Espírito que habita em nós pode!Então consulte antes de tudo a Deus, até mesmo a simples compra mensal
    Att.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do artigo super esclarecedor e útil, parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Otimo esclarecimento!! Temos que ser como o povo de BEREIA: nao importa quem está fando, temos que conferir(pesquisar) se a fala é verdadeira. Obg

    ResponderExcluir
  26. Concordo com o que você explicou. Se formos relacionar tudo o que comemos ou qualquer outro nome que não seja de nosso conhecimento nos tornaremos doentes mentalmente achando que tudo é satânico. Pessoas obsecadas e fanáticas.

    ResponderExcluir
  27. Eu já tinha ouvido falar!
    Não comia dessa marca.
    Daí hoje fui comer me deu diarréia!
    😥😥

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde! Eu tinha ouvido falar dessa tradução na minha igreja relacionando a maionese Hellmann's ao mal. Ao pesquisar me deparei com a sua resposta que faz todo sentido, basta a pessoa ter um pouco de inteligência. Obrigado por me esclarecer essa dúvida!!!

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da explicação e parabenizo por tudo que disse, inclusive orientaçao bíblica. Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Eu estudei alemao e ja suspeitava disto he he he

    ResponderExcluir
  31. Ótima explicação amigo.Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  32. Muito esclarecer. Gostei muito do blog. Sinceramente hoje comi uma hellmann's deliciosa e agradeço a Deus por hoje poder comprar uma maionese de ótima qualidade,pois já tive tempos que não tinha dinheiro nem pra comprar margarina mais barata. Por curiosidade do nome fui pesquisar e veio em primeiro lugar esse mito. Como sou conhecedora de inglês e não de alemão,achei estranho a primeira explicação,pois não batia em nada, fui consultar outras fontes e cheguei a esse blog extremamente esclarecedor, tanto culturalmente como espiritualmente. Entender de forma contraria é da um tiro no pé. Hoje Deus me ensinou mais uma coisa. Deus abençoe o blog.

    ResponderExcluir
  33. Graça e paz da parte de nosso senhor Jesus Cristo,assim como nosso irmã Neiva Silva,eu tbm tudo que compro,consagro a Deus,pois sabemos que nossa luta não é contra carne e sim contra toda procedência maligna,obs ão invés de muitos ficar pofiados nos significados seje satânica ou não devemos focar no mandamento do senhor,qui é amai o teu próximo como a ti mesmo,muitas almas estão morrendo,enquanto muitos cristãos ficam preocupados com o qui comer devemos nus preocupa com as almas que estão perecendo.

    ResponderExcluir
  34. Muito esclarecedor!!, Deus diz que o povo perece por falta de conhecimento

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...