Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sábado, 7 de junho de 2014

O dia da Decisão - O Dia "D"

Vamos conhecer... "Aqui eu Aprendi!" ...um pouquinho da HISTÓRIA sobre o Dia D
No dia 6 de junho de 1944, chamado o Dia-D, o dia decisivo, os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da França, dando início ao fim da II Guerra Mundial, começada cinco anos antes pela invasão nazista à Polônia. Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, no Leste da Europa, a URSS lançou uma poderosa ofensiva contra os nazistas, levando tudo de roldão. Onze meses depois a Alemanha nazista rendia-se para os vencedores. O Japão, aliado dos nazistas, a seguiu quatro meses depois. Em agosto de 1945, todas as ações militares haviam sido suspensas, terminara a maior e pior guerra que a humanidade jamais travara. O Dia-D e Suas Conseqüências.



No seis de junho de 1944, o Dia-D, deu-se a maior operação militar aeronaval da história. Naquela data, 155 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, região da França atlântica, dando início à libertação européia do domínio nazista.

Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, asseguraram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês e dali partiram para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira da Alemanha. Era o primórdio do colapso final do III Reich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos. (Texto: Voltaire Schilling)



  • Operação OVERLOAD ou DIA D
  • Operação Overlord: é o nome de toda a invasão da Normandia
  • Operação Bodyguard: uma operação falsa que visava enganar os inimigos em relação à operação Overlord
  • Operação Fortitude: duas movimentações militares relacionadas à Operação Bodyguard. Visava fazer os alemães pensarem que os ataques viriam pela Noruega ou por Pas de Calais (França)
  • Operação Neptune: a parte aquática da missão, que levava os soldados até a costa da Normandia
  • Utah e Omaha: nomes dados às praias americanas na costa da Normandia
  • Juno: nome dado ao setor canadense do desembarque marítimo
  • Gold e Sword: nomes dados às praias britânicas na costa da França
  • Rupert: apelido dos bonecos que foram lançados de paraquedas para despistar os inimigos sobre as regiões de chegada
  • Operação Bolero: concentração dos soldados norte-americanos na Grã-Bretanha


  • "o Dia D também passou a significar um momento de decisão ou
    comprometimento em nossa vida particular."



    Para Reflexão
    Perguntei recentemente à minha irmã mais velha, Mariana, se ela se lembrava de quando nossa família se mudou para a casa em que moramos por muitos anos. Ela respondeu, “Você tinha em torno de nove meses e eu me lembro que mamãe e papai ficaram acordados a noite toda encaixotando coisas e ouvindo rádio. Era dia 6 de junho de 1944 e eles estavam ouvindo a cobertura ao vivo da Invasão da Normandia.”
    Hoje é o 70.º aniversário do que se tornou conhecido como o Dia D — um termo militar para o dia em que uma operação planejada iniciará. Com o passar dos anos, o Dia D também passou a significar um momento de decisão ou comprometimento em nossa vida particular.
    Em algum momento na antiguidade, o líder de Israel, Josué, já de idade, desafiou o povo para outro tipo de Dia D. Após anos de luta para apoderar-se de sua herança na terra que Deus lhes havia prometido, Josué os incitou a servir fielmente àquele que lhes fora tão fiel (Josué 24). “…escolhei, hoje, a quem sirvais…” ele disse. “…Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (v.15).
    O dia em que decidimos seguir o Salvador é a maior virada em nossas vidas. E em cada dia subsequente, podemos renovar com alegria o nosso comprometimento em servi-lo.
    Conhecer Jesus pessoalmente é uma das maiores decisões da vida.
    "Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses."

    "E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.
    Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
    Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.


    Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
    Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
    E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus." Josué 24.2, 13-18


    Fonte: ministeriosrbc.org/;  noticias.terra.com.br/educacao/historia
    Aqui eu Aprendi!

    2 comentários:

    1. Quanta informação que eu não sabia sobre o Dia "D"...Ao ler o texto que me lembrei da história de Expedito - Santo Expedito dos católicos em que era romano e queria se converter ao cristianismo até que segundo a história apareceu um espírito maligno em forma de um corvo tentando dissuadir ele a não deixar de ser pagão,no entanto ele recusou a proposta do mal, pisou no bichinho e disse "hodjie" - hoje em latim (acho que é assim que se escreve) pensei nisso ao se tratar das decisões, que muitas delas podem ser decisões "D''.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Me alegra muito seu comentário meu estimado amigo Ezequiel.
        Gostei do que acrescentou sobre a história de Expedito.
        Um grande abraço e fique a vontade para comentar.
        Deus abençoe.

        Excluir

    O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

    Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

    Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

    Comentários anônimos:
    Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
    O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
    Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

    Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

    Obrigado!
    " Aqui eu Aprendi! "

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...