Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Templo de Salomão

O Templo e sua História

O Templo de Salomão em Jerusalém - Israel

O Templo original foi erguido pelo rei Salomão a partir das riquezas amealhadas por seu pai, o rei Davi. Tempos depois, foi destruído pelos babilônios (587 a.C.), quando Israel foi dominado. Séculos depois, um novo Templo foi erguido, inclusive sendo visitado pelo próprio Jesus durante seu ministério. Esse segundo Templo, construído no mesmo local do primeiro, também foi destruído pelos romanos (70 d.C.), que ocupavam a região na época.

Atualmente, no local restam apenas as ruínas, como o Muro das Lamentações, que virou destino de peregrinos judeus e cristãos, que vão ao local para fazer suas orações.

Templo de Salomão - o primeiro Templo em Jerusalém (antes era o Tabernáculo) construído no século XI a.C. sob o monte Moriá (mesmo monte onde DEUS ordenou que Abraão sacrificasse seu filho Isaque "Gênesis 22").

Davi comprou a eira de Ornã ou Araúna, um jebuseu, que se localizava no monte Moriah ou Moriá, para que ali viesse a ser construído o templo. (2 Samuel 24:24, 25; 1 Crônicas 21:24, 25) Ele juntou 100.000 talentos de ouro, 1.000.000 de talentos de prata, e cobre e ferro em grande quantidade, além de contribuir com 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata, da sua fortuna pessoal. Recebeu também como contribuições dos príncipes, ouro no valor de 5.000 talentos, 10.000 daricos e prata no valor de 10.000 talentos, bem como muito ferro e cobre. (1 Crônicas 22:14; 29:3-7) Salomão não chegou a gastar a totalidade desta quantia na construção do templo, depositando o excedente no tesouro do templo (1 Reis 7:51; 2 Crônicas 5:1).

O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado, conforme relato bíblico, no mês de Zive (ou Ziv / Lyar) seguindo o plano arquitetônico transmitido por Davi, seu pai (1 Reis 6:1; 1 Crônicas 28:11-19).

O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6:37, 38). No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive. E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha.

O templo tinha uma planta muito similar à tenda ou Tabernáculo que anteriormente servia de centro da adoração ao Deus de Israel.

Após a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança foi depositada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício.




No Templo de Salomão havia:
Átrio exterior, onde permaneciam os gentios e as mulheres;
Átrio interior (ou lugar Santo), onde permaneciam os homens;
Santo dos Santos (ou lugar Santíssimo) onde estava a Arca da Aliança que continha as tábuas da Lei - os Dez Mandamentos, um vaso (chamado gômer) que continha o MANÁ e ao lado a Vara de Arão (que floresceu).



Atualmente, o cume do Monte Moriá corresponde à região denominada Haram esh-Sherif. No centro, no local onde ficava o antigo templo, existe uma mesquita, chamada de Kubbet es-Sahkra (Domo da Rocha) ou Mesquita de Omar.

Domo da Rocha



O Templo de Salomão em São Paulo

Brasil - São Paulo
Brás passa a ser quase um pedaço de Jerusalém na zona leste

O Brás, bairro de ocupação comercial na zona leste paulistana, vive um clima de Jerusalém nestes dias. A mega construção da reprodução do monumento bíblico erigido no meio do bairro chama a atenção dos povos.
O Templo de Salomão - o megatemplo, construído por decisão do bispo Edir Macedo para ser a santa sede da denominação neopentecostal fundada em 1977.

A grandiosidade da obra
35 mil metros quadrados de terrenoequivalente a 5 campos de futebol e a 1/4 do Parque da Independência (SP)

100 mil metros quadrados de obracerca de 1/4 do maior shopping do país e do tamanho aproximado do Maracanã
11 pavimentos
anos para concluir a construção

2.000 toneladas de aço utilizadas na obra
145 mil sacos de cimentos usados para a construção
54 metros de altura - maior do que o Cristo Redentor (RJ)
40 mil metros quadrados de pedras usadas na construção e decoração vieram de Hebron, em Israel
10 mil lâmpadas de LED no salão principal
42 alto falantes instalados no teto do salão principal
2.000 vagas de estacionamento cerca de 1/3 das vagas do estacionamento de um grande shopping
10 mil pessoas sentadas cerca de 1/5 da capacidade da Arena Corinthians na configuração após a Copa


Judeus se dividem em relação à inspiração hebraica do templo
A construção do Templo de Salomão dividiu opiniões entre a comunidade judaica. Uma parte viu com simpatia e acredita que pode até reduzir o antissemitismo, como afirmou a ONG Juventude Judaica Organizada.
Outra parte, principalmente rabinos mais tradicionais, criticou a utilização de símbolos judaicos, como os menorás (candelabros de sete pontas) que decoram as paredes do local neopentecostal.
O bispo Edir Macedo, que presidirá o culto desta quinta(31/07), também adotou ultimamente uma barba longa e veste nas cerimônias o quipá e o xale, indumentárias típicas das orações judaicas.
Além disso, o templo terá um jardim de oliveiras (árvore que produz azeitonas e é muito encontrada em terras israelenses), com plantas centenárias importadas do Uruguai, e um altar com uma Arca da Aliança folhada a ouro, reproduzindo o local onde se guardava as tábuas dos Dez Mandamentos.
O prédio foi revestido com 40 mil metros quadrados de pedra branca, importada de Israel.

Templo fica no Brás. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

A inauguração. TEMPLO DE SALOMÃO NO BRASIL
Aconteceu nesta quinta-feira (31/07/2014) a inauguração do Templo de Salomão, réplica construída em proporções maiores que o original, pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás,  na Zona Leste, bem próximo da região central de São Paulo. Afirma-se que a obra custou R$ 680 milhões. 

A presidente Dilma Rousseff e os apresentadores Silvio Santos e Gugu Liberato, parlamentares do PRB, partido com estreita ligação com a Universal e aliado do governo no Congresso, garantiram comparecer. O senador Marcelo Crivella, candidato ao governo do Rio de Janeiro e sobrinho de Edir Macedo, é presença mais que garantida. Convites também foram distribuídos aos 27 governadores, ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal, ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, e para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A estrutura possui 70 mil metros quadrados de área construída — o equivalente a 16 campos de futebol - e comporta mais de dez mil pessoas sentadas. Mede 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, essas dimensões superam o tamanho da maior Igreja Católica na cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. Alcança 55 metros de altura, o que corresponde a um edifício com 18 andares e representa o dobro do comprimento da  estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Segundo Simon Romero, o articulista de uma recente matéria do New York Times, o novo templo da IURD pode ser uma estratégia de marketing que está funcionando. Ele refere-se ao templo como uma das maiores estruturas religiosas do Brasil, fazendo com que a estátua do Cristo Redentor se pareça com um "trinket" (Não sei como traduzir ao pé da letra o termo conforme a intenção da adjetivação do jornalista. Enfeite? Penduricalho? Bugiganga?). Lembra que a Universal projeta sua influência através da rede de televisão e atua em mais de 100 países, inclusive nos Estados Unidos, com cerca de 60 mil religiosos, mas mesmo assim possui concorrência importantes em território brasileiro, fazendo alusão às igrejas evangélicas pentecostais, sem citar o nome delas. Menciona o cenário católico do Brasil e os dados mais recentes do censo do IBGE, em que o número de evangélicos é apontado em curva crescente.

De acordo com o bispo Edir Macedo, o templo não tem o ouro, como a construção original,  mas possui a riqueza de detalhes aplicados a todos os cantos, algo semelhante ao que houve no santuário bíblico. "Temos pedidos, a partir de Jerusalém, o mesmo tipo de pedras usadas por Salomão, pois queremos cobrir as paredes dos templos com eles. Queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também ter a oportunidade de tocar essas pedras e orar ", declarou Macedo durante uma reunião em São Paulo. Também disse acreditar que o local não será limitado à visitação dos membros de sua igreja, mas se tornará uma atração cultural e turística que vai chamar a atenção de pessoas de todo o mundo.

O arquiteto e designer do templo, Rogério Silva de Araújo, declarou que o projeto arquitetônico foi elaborado com a melhor tecnologia de ponta visando causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Teria sido usado materiais reciclados regionais para viabilizar a utilização racional da energia; criados sistemas de reutilização de água e calor.

No interior do edifício, há salas de aula para 1.300 crianças, e estúdios de rádio e televisão.  "A partir da fachada para o auditório, criamos um ambiente que vai levar as pessoas de volta ao passado. Para isso, usamos tecnologia de ponta associada ao bom senso arquitetônico para evitar um choque de períodos ", disse Araújo ao site da IURD na Nova Zelândia, umas das fontes de donativos para a edificação do prédio.

No lote do templo, há um parque de estacionamento capaz de acomodar 1.000 veículos e 50 ônibus. Para esta proporção, a cidade de São Paulo precisa de restruturação de instalações de sinais de trânsito e outras melhorias para as ruas do entorno, para que fluxo de tráfego não seja prejudicado.

O Ministério Público de São Paulo apura suspeitas de irregularidades na emissão de alvará para construção do complexo. Segundo acusações, o prédio foi erguido com um alvará para reforma, e não de construção, e com esta  documentação em mãos os engenheiros da Igreja Universal conseguiram economizar, irregularmente, para a denominação evangélica neopentecostal e tornar favorável as contrapartidas exigidas pela Prefeitura quando ao tráfego na região.


- Fontes:
- Gospel+noticias.com;
- noticias.uol.com.br em 31/07/2014;
- Universal.org.noticias;
- Blog Belverede.blogspot.com.br - E.A.G - Eliseu Antonio Gomes; 
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-07-29/universal-convida-alto-clero-da-politica-a-conhecer-templo-de-salomao.html
http://noticias.r7.com/brasil/templo-de-salomao-sera-inaugurado-nesta-quinta-feira-em-sao-paulo-31072014
http://www.uckg.co.nz/templo-of-solamon.aspx 
http://www.bispomacedo.com.br
http://www.nytimes.com/2014/07/25/world/americas/temple-in-brazil-appeals-to-a-surge-in-evangelicals.html


Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...