Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Turquia "e suas Curiosidades"

Já a algum tempo, a curiosidade sobre algumas cidades, estados e países me aguça o saber e, com o intuito de saciar esta curiosidade, quero compartilhar com vocês o conhecimento. Espero que apreciem esta nova abordagem em nossas postagens.

Hoje vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Turquia.

Curiosidades sobre a TURQUIA

Ao contrário do que muitos pensam, a capital atual da Turquia não é Istambul e, sim, Ancara.

A Península da Anatólia foi habitada por diversas civilizações (olha que não poucas): hititas, frígios, celtas, lídios, cimérios, gregos, persas, macedônios, romanos, bizantinos, curdos e turco-otomanos.

Na verdade, a região que compreende a moderna Turquia é habitada por grupos humanos desde a Idade da Pedra Polida, conhecida como Neolítico.

O povo turco-otomano começou a imigrar para a Península da Anatólia, região da atual Turquia, no século XI, ainda nos tempos do Império Bizantino.

Nem todo mundo sabe, mas turcos e otomanos são praticamente o mesmo povo. O termo “otomano” veio do nome Osman, ou Otman (Uthman, em árabe). Otman (1258-1324) foi um líder que unificou as tribos turcas num império.

O nome Turquia derivou de Türk que, nas antigas línguas turcomanas, significava "ser humano" ou "forte". Outra versão alega que Turquia originou de turquesa, pedra preciosa comum no país.

O Império Otomano englobava partes da Europa (Balcãs e Cáucaso), Norte da África e Oriente Médio. Foi durante os séculos XVI e XVII um dos mais poderosos impérios do mundo.

Os otomanos eram relativamente tolerantes com as religiões (entenda-se cristianismo ortodoxo e judaísmo, principalmente) e as tradições dos povos dominados. Entre esses povos podemos citar os sérvios, croatas, macedônios, eslovenos, gregos, magiares, bósnios, búlgaros, armênios, ucranianos, curdos e árabes.

Pode parecer estranho para muita gente, mas não é: Istambul (Turquia), Sofia (Bulgária), Atenas (Grécia), Bagdá (Iraque), Aleandria (Egito) e Meca (Arábia Saudita) fizeram parte de um único império.
Brasão de armas do
Império Otomano
usado no Século XIX

A capital do Império Otomano era Constantinopla, atual Istambul.

O Império Otomano durou séculos, mas ruiu em poucos anos. Seu fim ocorreu com o final da Primeira Guerra Mundial, com a derrota dos turcos-otomanos (detalhe: eles eram aliados da derrotada Alemanha).

O fundador da moderna República da Turquia foi Mustafá Kamal Pasha, ou Kamal Atatürk. Uma informação interessante: Atatürk é um título e significa "pai dos turcos".

A maioria dos habitantes da Turquia é, obviamente, de etnia turca. Mas o país possui um nada desprezível contingente de minorias étnicas formadas por gregos, armênios, curdos e árabes, entre outros povos.

Istambul é a maior metrópole da Turquia (e uma das maiores do mundo), com 13 milhões de habitantes.

Você sabia que Istambul foi capital do Império Romano do Oriente e Império Bizantino!

A língua turca pertence ao grupo linguístico altaico e é falada atualmente em 34 países, além da própria Turquia. Existem grandes contingentes de falantes na Alemanha, país com muitos imigrantes turcos. Outro país que abriga um grande número de falantes de língua de origem turca é a China (são os uigures, um dos maiores contingentes populacionais da Província de Xinjiang). Entre os países que usam a língua turca estão Azerbaidjão, Tadjiquistão e Turcomenistão.

Muitos historiadores e religiosos acreditam que a famosa "e histórica" Arca de Noé aportou  "repousou" no Monte Ararat, no Leste da Turquia.

- veja Gênesis 8.4
"a arca repousou no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate."

O Monte Ararat 250x177 Conheça o Monte Ararat, local onde segundo a Bíblia repousou a Arca de NoéHá relatos sobre a crença na presença de restos da arca no monte turco feitos pelo historiador romano Flavio Josefo, por volta do ano 70 depois de Cristo (d.C), e pelo explorador veneziano Marco Polo, por volta de 1300.


Acredita-se também que última casa de Maria, mãe de Jesus, ficava na Turquia – mais precisamente em Selçuk.

São Jorge, o místico santo guerreiro venerado por milhões de brasileiros nasceu no século III na região turca da Capadócia.

Um dos maiores pregadores do cristianismo, o apóstolo Paulo, nasceu no Sul da Turquia, mais precisamente na cidade de Tarso. Por isso, ele era chamado de Paulo de Tarso. Detalhe: seu nome original é Saulo, portanto, Saulo de Tarso.

Outro santo nascido em território turco foi São Nicolau, o padroeiro da Rússia, Noruega e Grécia. Chamado de Nicolau de Mirra, foi ele quem deu origem ao atual mito de Papai Noel.

O povo gálata habitava a região chamada pelos romanos de Galácia, localizada no centro da atual Turquia. Os gálatas eram descendentes de tribos gaulesas oriundas do oeste europeu. Hoje em dia, eles são mais lembrados pelas epístolas do apóstolo Paulo aos Gálatas.

O nosso conhecido churrasco grego é chamado em outros países de churrasco turco.
Motivo: foram os turcos os seus verdadeiros criadores.

Duas das sete maravilhas do mundo antigo ficavam na atual Turquia. São elas: o Mausoléu de Halicarnasso e o templo de Artêmis, em Éfeso.

A famosa cidade de Tróia também fica na Turquia. Além do sítio arqueológico de Tróia, há no lugar uma estátua que remete ao velho mito do Cavalo de Tróia.

Foram os turcos que introduziram o café na Europa e levaram as tulipas para a Holanda.

Os turcos são extremamente hospitaleiros. Para eles, um estranho na porta de casa é um convidado de Deus e, por isso, deve ser acomodado e tratado convenientemente.

O nome Orkut vem de Orkut Büyükköten, programador de origem turca que criou essa rede social.

Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes. Parte fica na Europa e parta na Ásia.

Todos os habitantes do antigo Império otomano eram considerados turcos. Por isso, os imigrantes sírios e libaneses (árabes, portanto) que vieram para o Brasil eram chamados de turcos.

A estrela e a lua crescente na bandeira da Turquia representam o islamismo, religião praticada pela maioria dos turcos.

Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...