Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

FATAH - Movimento de Libertação Nacional da Palestina


FATAH é o nome de uma organização política e militar de defesa dos interesses e da autonomia Palestina.

Movimento de Libertação Nacional da Palestina é o nome completo do movimento que foi criado em 1959 para defender os palestinos. Embora esse seja o nome oficial, o mesmo ficou mundialmente conhecido pela sigla Fatah.

O nome desse grupo político e militar guarda curiosidades. O acrônimo do movimento na ordem não reversa resulta em Hataf, que significa morte em árabe. Os integrantes preferem não utilizar esse nome e utilizam o acrônimo reverso, Fatah, com significado mais ameno, como começo ou vitória. Além disso, Fatah é uma palavra religiosa que está ligada à expansão islâmica dos primeiros séculos de sua história. Logo, possui grande relevância para a comunidade islâmica da região em que atua.

O Fatah surgiu na década de 1950 não por acaso. Em função do holocausto judeu promovido por Adolf Hitler (seis milhões de judeus mortos) durante a Segunda Guerra Mundial. 
A ONU na tentativa de "indenizar" os judeus, aquele povo recebeu como "indenização" da ONU pelo sofrimento vivido uma porção de terra no Oriente para abriga-los. O mundo estava comovido com as atrocidades por eles vividas, fundando-se o Estado de Israel. No entanto, o território destinado aos judeus para construírem um país a seu modo e superar as perdas e o sofrimento do conflito internacional já era ocupado por outro grupo étnico e religioso. Porém a solução dada para o holocausto foi colocar os judeus em um território islâmico. Não demorou muito, naturalmente, para que os conflitos começassem.
Os judeus receberam ajuda internacional para se fixarem no novo território e, aos poucos, os conflitos foram expulsando muçulmanos da região. Esse deslocamento forçado dos islâmicos é chamado de diáspora palestina. Foi nesse contexto que Yasser Arafat, Khalil al-Wazir e outros líderes palestinos fundaram o Fatah, um partido de centro-esquerda na política palestina.

Alguns anos depois da fundação do Fatah, em 1964, foi fundada a Organização pela Libertação da Palestina (OLP), que é reconhecida como única representante legítima do povo palestino e reúne os movimentos e partidos que passaram a trabalhar pela causa daquele povo. Dentro dessa organização, o Fatah é a maior facção existente, pregando um Estado nacionalista e laico. Durante muito tempo, Yasser Arafat foi o líder do Fatah e presidente da OLP. Ele trabalhou intensamente para negociar a paz na região, ao mesmo tempo em que defendia a autonomia do Estado palestino em um território ocupado pelos judeus. Arafat ganhou, inclusive, um Prêmio Nobel da Paz. No entanto, Yasser Arafat nasceu em 24 de agosto de 1929 e faleceu no dia 11 de novembro de 2004 após passar alguns dias internado. Alguns suspeitaram e ainda suspeitam de sua morte, acreditando na hipótese de envenenamento pelo serviço secreto israelita. Sem ter preparado um sucessor, o posto de principal liderança palestina ficou vago e abriu espaço para novos confrontos na região, ignorando tratados de paz anteriores.

Um dos principais adversários do Fatah é o Hamas, que também é um movimento político palestino. Todavia, este segue a linha fundamentalista islâmica e possui, inclusive, um braço armado. As duas organizações estão em constante confronto e, recentemente, o Hamas conquistou a maioria das cadeiras no parlamento palestino.

Fatah e Hamas disputam também a autoridade na Faixa de Gaza, gerando vários conflitos armados entre eles.


CURIOSIDADES

FATAH - É a maior facção da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista e Laico. O partido é menos radical que o Hamas e atualmente prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional.


Fatah ou Al-Fatah - Movimento pela Libertação da Palestina. Sob a liderança de Yasser Arafat, o Al-Fatah se tornou a mais forte e mais organizada facção palestina. As autoridades israelenses têm acusado o movimento de ataques terroristas contra Israel desde o início da nova Intifada. As Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, responsáveis por vários atentados em Israel, são os mais radicais membros da organização.


IMAGEM
Yasser Arafat (à esquerda)
Principal Fundador
Entre os fundadores da Al-Fatah estava Yasser Arafat, um jovem engenheiro palestino admirador da política nacionalista de Nasser. Mais tarde ele viria a se tornar o principal líder dos palestinos, à frente da Organização para a Libertação da Palestina, a OLP. Logo que surgiu, a Al-Fatah passou a praticar uma série de ações guerrilheiras contra alvos militares israelenses e de atentados terroristas contra alvos civis.


Fatah Al Islam - é um grupo Islâmico sunita com militantes de origem libanesa, síria e palestina. Baseada no Líbano, o grupo ganhou notoriedade em 2007 depois que seus militantes entraram em confronto com forças de segurança libanesas, resultando em dezenas de mortos.

Surgiu no ano de 2006 ao se separar do Fatah Al Infinfada, um grupo palestino apoiado pela Síria no Líbano.
O grupo se opõe à existência de Israel e quer que a comunidade de refugiados palestinos no Líbano adote a Sharia (Lei Islâmica).


Intifada - Nome do levante nos territórios palestinos contra a política e ocupação israelense, caracterizado por protestos, tumultos, greves e violência, tanto na Faixa de Gaza quanto na Cisjordânia. A primeira intifada estendeu-se de 1987 a 1993, estimulada principalmente por três grupos: Hamas, OLP e Jihad. Ficou marcada pelo apedrejamento de soldados israelenses por jovens palestinos desarmados. Em setembro de 2000, quando recomeçou a violência entre palestinos e israelenses, depois de uma visita de Ariel Sharon a um local santo para os muçulmanos, o conflito violento recomeçou, sendo chamado de segunda intifada. O estopim foi uma provocação deliberada do então candidato a primeiro-ministro Ariel Sharon, líder da oposição ao governo de Ehud Barak e porta-voz da linha dura israelense. Cercado de guarda-costas, ele visitou a Esplanada das Mesquitas, na parte murada de Jerusalém, onde ficam as mesquitas de Al-Aqsa e de Omar, um conjunto que é o terceiro entre os lugares santos do Islã.




Veja também:
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...