Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Entregue a satanás" - Expressão Punitiva ou Corretiva?

"Não é punitiva, mas corretiva"
"Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus." 1 Coríntios 5:5

"Como podemos entender a expressão 'Entregue a Satanás' em I Cor. 5:5?"


Esta frase parece ter-se originado das fórmulas judaicas de excomunhão, porque a pessoa banida da assembleia teocrática era considerada privada da proteção de Deus e entregue ao poder de Satanás. Era a exclusão dos faltosos da comunhão com a igreja, da participação de suas bênçãos, seus privilégios, sua proteção. Era a devolução do infiel ao reino das trevas onde Satanás cruelmente reina: Ef. 2:12; Col. 1:13; I Jo. 5:19. A sentença incluía, provavelmente, sofrimento e doença física. A exclusão tem a finalidade de produzir arrependimento. Não é punitiva, mas corretiva.

Paulo espera que o sofrimento daí resultante (I Cor. 11:30) leve o transgressor (que teve relações sexuais com a mulher do próprio pai 5:1) ao arrependimento e desta forma à salvação. Para os mestres judeus, o sofrimento somado ao arrependimento expiaria o pecado, neste caso, levaria ao arrependimento para a salvação. Seria o mesmo que dizer: "Entreguem esse homem ao adversário, para que sua velha natureza seja destruída." 'Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.' (Lev. 18:8). Há aqueles que pensam que a prescrição paulina foi muito dura para o transgressor, porém devemos notar que não era algo permanente quando havia arrependimento, tendo pelo menos dois propósitos positivos:

Primeiro: para que o espírito do transgressor fosse salvo no dia do Senhor (mesmo que ele escapasse através do fogo, 3:15). Privar o pecador da comunhão com os outros fiéis (v.11) e expô-lo às aflições causadas por Satanás por causa de seu pecado - com a permissão de Deus - tem como objetivo trazê-lo à razão, para que ele se arrependa. Quando o malfeitor se arrepende, desistindo de seu comportamento imoral, deve ser aceito novamente, como se pode ver em II Cor. 2:5-10. Nessa passagem os crentes são instados a dar-lhe boas-vindas, recebendo-o em sua companhia, a fim de não desencorajá-lo além da medida.

Segundo: proteger os membros da comunidade cristã para que não sejam atraídos para o pecado. Uma vez que os transgressores são punidos, os outros membros também aprender a temer.
Extraído do Site - Ouça a Palavra do Senhor

      Aqui eu Aprendi!
Caro leitor só existe dois reinos: o Reino de Deus ou o Reino das Trevas.
"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." Romanos 14:17

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;" Colossenses 1:12-13


"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo." João 12:31


"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." 2 Coríntios 4:4


Para entendimento desta passagem paulina, precisamos conhecer o contexto:

"Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai." 1 Coríntios 5:1

...e com isso, percebermos que haviam imoralidades "no ar", ou melhor, nas bocas da cidade, conforme pode-se notar em I Cor 1.11 "Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.".


Sabemos que as notícias voam e, não seria diferente neste caso.

Os "casos" de libertinagem e torpeza estavam causando escândalos entre os membros e, em especial, este, até incesto!
Para resolver tal situação e na tentativa de correção, extinguir os transtornos, uma ação corretiva entra em vigor.
Tudo para que haja arrependimento e não sejam condenados com o mundo!

Acredito que você já tenha ouvido a frase: Tem pessoas que só dão valor as coisas quando por "desejo próprio" as perde!

Nisso: Arrependido, revendo a situação, sentindo falta, notando que estava com a benção e que ela (a benção) poderá voltar. Acordam do sono do engano!

Lembremos sempre:

Deus corrige aqueles que Ele ama!
"Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." Provérbios 3:12

...e se a correção começa em Sua casa, imagine os que são de fora, como sera!

"Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" 1 Pedro 4:17

Então: "Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão." Provérbios 3:11


"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17:11


A correção é para arrependimento!

"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." Mateus 18:17

"E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado." Hebreus 12:13


Precisamos nascer de novo!

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"  Efésios 2:1-9

Incesto: União sexual ilícita entre parentes consanguíneos ou afins.
Relação sexual entre parentes, entre pais e filhos, entre irmãos (consanguineos ou adotivos). Neste caso, o filho mantinha relações sexuais com a mulher de seu pai, evidentemente sua madrasta.

Fontes pesquisadas:
A Bíblia Responde. 2ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1983
KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos. Novo Testamento: 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2004.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento: 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Atos, 2008
Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Defesa da Fé
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...