Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Davi e Jônatas - Amor Phileo ou Eros

Davi e Jônatas eram homossexuais? 1 Samuel 18.1-4

A MÁ INTERPRETAÇÃO: Essa passagem das Escrituras registra o intenso amor que Davi e Jônatas tinham um pelo outro. Alguns vêem esse fato como uma indicação de que ambos eram homossexuais. Inferem isso a partir do fato de que Jônatas "amava" Davi (18.3); que Jônatas se despiu na presença de Davi (18.4); que "beija­ram-se" um ao outro e "Davi chorou muito mais" ou, como na versão em inglês, Davi chorou "extremamente" (1 Sm 20.41) — um termo que essas pessoas entendem como ejaculação. Apontam também para a falta de sucesso de Davi em suas relações com mulheres, como se fora uma indicação de suas tendências homossexuais.

CORRIGINDO A MÁ INTERPRETAÇÃO: Não existe nenhuma indicação nas Escrituras de que Davi e Jônatas fossem homossexuais. Pelo contrário, existem fortes evidências de que não o eram. A atração que Davi sentiu por Bate-Seba (2 Sm 11) revela que a sua orienta­ção sexual era heterossexual, e não homossexual. Na realidade, a julgar pelo número de esposas que teve, parece que Davi se entregava a desejos heterossexuais fortes de­mais.

O amor de Davi por Jônatas não era sexual (eros), mas o amor no sentido de amizade (phileo). Nas culturas orientais, é comum para homens heterossexuais expressarem aberta e calorosamente amor e afeição uns pelos outros.

O "beijo" era, naquela época, uma saudação culturalmente comum entre homens. Além do que, o beijo não ocorreu até algum tempo depois de Jônatas dar a Davi as suas roupas (1 Sm 20.41). A emoção que eles expressaram foi pranto, não orgasmo. O texto diz: "e beijaram-se um ao outro e choraram juntos, até que Davi chorou muito mais" (1 Sm 20.41).

Também não é verdade que Jônatas tenha se despido de todas as suas roupas na presença de Davi. Ele apenas tirou o seu armamento e o seu manto real (1 Sm 18.4) como símbolo de seu profundo respeito e compromisso para com Davi (1 Sm 18.3).


Aqui eu Aprendi!
Uma verdadeira amizade dura para sempre!
Em 2 Samuel 9 1-7 podemos notar esta afirmação:
- Quando Davi ocupou o trono, Jônatas já era morto, mas o rei se lembrou de seu amigo, poupando a vida de seu filho e restituindo todos os seus bens.

"E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma." 1 Samuel 18:3

O que é então amor Eros e Phileo?
Dissipando confusões:
Eros: era considerado pelos gregos como o deus do amor, e entre os romanos, ele era conhecido como Cupido, que em latim tem o sentido de "Amor".

- Eros: o amor Romântico. Geralmente associado à sensualidade. Palavra usada para expressar o amor sexual ou os sentimentos de excitação compartilhados entre pessoas fisicamente atraídas uma pela outra.

- Phileo: um amor Sincero, um amor Amigo, um amor Virtuoso desapaixonado. Palavra grega que se refere mais ao afeto partilhado entre família e/ou amigos. Um amor altruísta, generoso. A dedicação ao outro vem sempre antes do "seu" próprio interesse.


Fonte; Resposta as Seitas - Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus
http://desafioscristao.blogspot.com.br/2012/01/davi-e-jonatas-eram-homossexuais-1.html 

Aqui eu Aprendi!

3 comentários:

  1. Excelente texto. Bastante esclarecedor.
    Paz e graça pastor Ismael!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, excelente explicação.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde!!
    Amei a explanação sobre o texto.
    Se possível fazer um estudo sobre a mulher sábia... por que isso líderes ponhe tanta culpa nas mulheres...será possível?
    Desde já agradeço, e aguardo retorno

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...