Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 6 de março de 2015

Estado Islâmico e a sede de destruição!

Estado Islâmico (IE) destrói antiga capital assíria no Iraque

 

"Jihadistas usam veículos pesados para demolir Nimrod", antiga capital assíria fundada no século XIII a.C


Trabalhadores iraquianos limpam estátua assíria de leão alado em Nimrod em julho de 2001. 
Ministério iraquiano informou nesta sexta-feira que Estado Islâmico iniciou destruição do sítio arqueológico no Iraque - Karim Sahib / AFP

BAGDÁ — Usando veículos pesados, o Estado Islâmico iniciou um processo de demolição da antiga cidade assíria de Nimrod, no Norte do Iraque, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades do país nesta quinta-feira.

“O Estado Islâmico atacou a cidade histórica de Nimrod e começou a destruí-la com veículos pesados”, disse o Ministério em sua página de Facebook.

A notícia foi confirmada por um funcionário do Gabinete de Antiguidades, que contou que a destruição começou após as orações do meio-dia de quinta-feira e que veículos pesados estão sendo usados para destruir a cidade.

A destruição ocorre dias após a divulgação de um vídeo no qual jihadistas destroem esculturas ( museu de Mossul ) pré-islâmicas no Norte do país, informou nesta quinta-feira o Ministério do Turismo.

— Até agora não conseguimos medir a extensão do dano — disse o funcionário, que pediu anonimato.

A Unesco condenou o ataque, classificando-o como um crime de guerra.

"Não podemos permanecer em silêncio. A destruição deliberada do patrimônio cultural constitui um crime de guerra", declarou em comunicado Irina Bokova, diretora-geral da organização.

Nimrod, uma cidade fundada no século XIII a.C, está situada nas margens do rio Tigre, a cerca de 30 km de Mossul. A cidade foi ocupada por diversos povos entro o século VI a.C e o período helenístico, mas seu momento mais importante aconteceu sob o domínio assírio, quando o imperador assírio Assurnasirpal II fez de Nimrod a capital de seu império, em 879 a.C.

A cidade permaneceu como residência real e capital administrativa do império assírio até o reinado de Sargão II entre 721 e 705 a.C, embora Assaradão tenha reconstruído a maior parte da cidadela durante seu reinado entre 681 e 669 a.C.

Vários arqueólogos expressaram temores de que o Estado islâmico possa destruir outros locais históricos. Além de Nimrod, a cidade de Hatra, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, está em perigo, eles dizem.

____________________________________________
Créditos: Informações Agências Internacionais/Oglobo 
Fonte: Mensagem Edificante para Alma - Josiel Dias 

O Estado Islâmico (EI) tem promovido cada vez mais uma interpretação purista do islamismo sunita, e sua radicalização tem mirado vestígios da civilização assíria, de origem cristã. Seus membros rejeitam santuários religiosos de qualquer tipo e consideram que os muçulmanos xiitas, majoritários no Iraque, são hereges.


Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...