Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dia do Amigo! Friendship Day!

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai."

Fica então a pergunta: Estamos cultivando a oportunidade de sermos amigos de Jesus? Que possamos obedecer ao Mestre e, como crianças, nos achegar a ELE.

Como é bom, importante e gratificante ter alguém para chamar de amigo...

Meu amigo... no Dia do Amigo! 

Já postei sobre este tão nobre dia, mas não será demais podermos aprender mais um pouco sobre esta data.
Amigo! ...que está conosco nas horas mais difíceis e nos momentos mais alegres de nossas vidas. Como diz a letra de Milton Nascimento e Fernando Brant - Canção da América (tenho certeza que você já cantou esta canção)...


Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

...difícil quem não conheça a canção, que traduz em versos aquele que é um dos mais belos sentimentos. É certo que a amizade deve ser celebrada todos os dias, mas existe no calendário uma data especial, conhecida mundialmente como o Dia Internacional da Amizade.

A partir da iniciativa da Argentina em 1979, alguns países comemoram a data em 20 de Julho - dia da chegada do homem à lua (20 de Julho de 1969).
A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios brasileiros.

No Brasil, Uruguai e Argentina, a data é comemorada no dia 20 de julho, apesar da sugestão da Assembleia Geral das Nações Unidas de que todos os países-membros celebrassem o Dia Internacional da Amizade, ou Dia do Amigo, no dia 30 de julho (vale ressaltar que não existe distinção entre o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade).

A escolha da data foi impulsionada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da Cruzada Mundial da Amizade, campanha que visava à difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos. Todo dia 30 de julho o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade.

Durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 27 de abril de 2011, o Dia da Amizade foi reconhecido como uma importante data, sobretudo para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”. A Assembleia culminou na criação de um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil, no qual ficou reafirmado a relevância e a pertinência dos seguintes tópicos:

 A importância da amizade como um valoroso e nobre sentimento na vida dos seres humanos ao redor do mundo;

 A conscientização de que a amizade entre os povos, países e culturas, bem como as amizades individuais, pode inspirar na criação de pontes entre comunidades, celebrando assim a diversidade cultural;

 A afirmação de que a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação;

 A importância de envolver os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas, bem como para a promoção da compreensão internacional de acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.

A amizade, assim como o amor, é dada de graça e semeada ao vento, como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade. Portanto, esteja sempre entre amigos e faça a data valer todos os dias!

Para meditar nas palavras do Senhor Jesus:
"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." João 15:12-17

Que o Espírito Santo nos impulsione, cada dia, a cultivar o amor (acima de tudo primeiramente a Deus) e conservemos os amigos que ELE nos proporciona. Possamos, assim como na Igreja Primitiva, com um coração alegre e sincero, tenhamos tudo em comum. Que estejamos perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão, juntos celebrando, com alegria e singeleza de coração.

Assim teremos um Maravilhoso resultado: Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (nossa Família, nossos amigos!) Atos dos Apóstolos 2. 46,47

abraço fraterno
do seu amigo em Cristo
Pastor Ismael

Fonte:
Brasil Escola- Dia Internacional da Amizade - por Luana Castro (graduada em letras)
Resolução A/65/L.72 da Assembléia Geral das Nações Unidas 
ONU. International Day of Friendship - 30 July 
Wikipédia
Bíblia de Estudo Pentecostal


Leia também:
Aqui eu Aprendi!

3 comentários:

  1. Glorifico a Deus por nosso melhor amigo Jesus Cristo que doou a sua vida por amor a nós. Por isso queremos sempre seguir os ensinamentos deste amigo e demonstrar toda a nossa gratidão.
    Também temos nossos amigos que convivemos no dia a dia, e um destes amigos é você pastor Ismael, que mesmo não tendo o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, sinto uma imensa alegria toda vez que você se refere a mim como amiga e irmã.
    Feliz dia do amigo não só hoje, mas que todos os dias você possa se alegrar na presença de nosso amigo Jesus e que seus amigos que Ele te deu possam estar sempre somando contigo. E que haja sempre em seu convívio verdadeiros amigos.

    Que Jesus te abençoe meu amigo e irmão pastor Ismael.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus, minha grande amiga Neiva.
      Seu comentário me trouxe uma enorme alegria. Agradeço a Deus por cada amigo que ELE acrescenta em meu caminhar, e saiba, a irmã é uma das bençãos do Senhor nesta minha trajetória.

      abraço fraterno
      do seu amigo em Cristo
      Pastor Ismael

      Excluir
  2. Amigos são tudo de bom anos meus amigo...

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...