Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Cisternas ou Mananciais?

"Porque o meu povo fez duas maldades; A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não retêm as águas" Jr 2:13

Existe uma considerável diferença entre a cisterna e o manancial.

Cisternas, são escavações feitas, geralmente, revestidas em pedra ou rocha, para receberem água da chuva. Dependendo da estação, estarão cheias ou vazias. Quando rotas (destruídas, danificadas), não retêm água suficiente para saciar a sede ou ser utilizada de maneira eficaz. Cisternas rotas, são a representação de degradação, miséria, sequidão.


Os mananciais, são fontes inesgotáveis de água, nascentes que jorram incessantemente. Parece loucura, escolher cisternas à fontes. Fazer cisternas, é trabalhoso. O trabalho, contudo, será vão, se não descer a chuva, elas forem rasas e destruídas. Os mananciais surgem naturalmente. Estão no subterrâneo, são os rios lagos, represas e lençóis freáticos. Abastecem uma quantidade muito maior de pessoas e melhoram de forma significativa todo o ambiente em que estão inseridos.


Deus, no versículo de Jeremias, lamenta a má escolha do povo. Como pode, ignorarem o manancial e se voltaram às cisternas? Essa mensagem é atual. Quantas pessoas, não estão a mendigar água? Guardam cisternas rotas, como se fossem tesouros. Se apegam a elas, como última esperança. As cisternas, são fruto da vontade humana. Por mais excelente que possam parecer, jamais se igualariam a um manancial. Escolher cisternas, é resultado de orgulho e soberba.

Cisternas, são domináveis. Estão diante dos olhos. Podem ser manipuláveis. Posso enchê-las quando quiser, se a chuva não vier. Remendo-a se por acaso, aparecer fendas. "Eu sou o senhor da cisterna". O mesmo, não acontece com mananciais. Ao escolhe-los, tornamo-nos dependente deles. Ele é quem ordena o fluxo das águas. Tudo, que temos que fazer é ir até ele e desfrutar de sua abundância.


Cisternas ou mananciais?
A escolha, parece óbvia. Na prática, trocamos mananciais por cisternas, quando colocamos outros deuses como senhores de nossa vida. Se apesar dos esforços, para ser feliz, continuamos vazios e ansiosos, é hora de refletir. Cisternas rotas, não brotam vida, pelo contrário. Já um manancial, alcança, árvores à beira da morte e as conduzem à vida. Deus É O Manancial. Ele nunca se negará a saciar, quem quer que seja. É só buscá-Lo que O encontrarás.

Autor: Texto de Wilma Rejane
via: A Tenda na Rocha 
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...