Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A FÉ - por A.W.Tozer

“A fé”, disseram os primeiros luteranos, “é algo perturbador”.

A Martinho Lutero dá-se o crédito, sob a orientação de Deus, de ter redescoberto a doutrina bíblica da justificação pela fé. A ênfase de Lutero na fé como a única forma de alcançar a paz do coração e a libertação do pecado deu uma nova injeção de vida à Igreja que estava em decadência e promoveu a Reforma.

Grande parte disso não passa de história. Não se trata de uma questão de opinião, mas de um simples fato. Qualquer pessoa pode verificá-lo.

No entanto, algo aconteceu à doutrina de justificação pela fé como ensinada por Lutero. O que aconteceu não é tão fácil de ser descoberto. Não é questão de um simples fato, uma simples afirmativa ou negativa, uma explicação óbvia. É mais difícil de compreender do que isto, e muito mais difícil de se chegar a uma conclusão; mas o que aconteceu é tão sério e tão importante que mudou ou está em via de mudar toda a perspectiva evangélica.

Se persistir, poderá muito bem virar o Cristianismo às avessas e substituir por completo a fé dos nossos pais. E a revolução espiritual como um todo parecerá tão gradativa e tão inocente que dificilmente será percebida.

Qualquer pessoa que combatê-la será acusada de lutar com lanças contra os moinhos de vento, como Dom Quixote. A fé que Paulo e Lutero tinham foi algo revolucionário. Causou uma reviravolta na vida do indivíduo e o transformou em uma pessoa completamente diferente.

Agarrou-se à vida e a trouxe para a obediência a Cristo. Pegou sua cruz e veio após Jesus sem intenção de recuar. Despediu-se de seus velhos amigos tão certo quanto Elias quando entrou no carro de fogo e partiu em um redemoinho. Havia uma finalidade nisso.

Trancou-se no coração de um homem como uma armadilha; aprisionou-o e, daquele momento em diante, tornou-o um servo feliz e amoroso de seu Senhor. Converteu a terra em um deserto e desvelou o céu diante da alma fiel. Tornou a alinhar todas as ações da vida e as ajustou de acordo com a vontade de Deus.

Colocou aquele que a possuía em um pináculo de verdade, de cuja posição ele observava tudo que aparecia em seu campo de experiência. Fez do homem um ser pequeno, de Deus, um ser grande, e de Cristo, um ser inexplicavelmente precioso. Todas estas coisas e outras aconteceram a um homem quando este recebeu a fé que justifica.

Veio a revolução, calmamente, e, sem dúvida, a palavra “fé” foi compreendida por outra perspectiva. Aos poucos, todo o significado da palavra mudou do que tinha sido para o que é neste momento. E a mudança foi tão insidiosa que dificilmente uma voz se levantou para advertir contra ela. No entanto, as trágicas consequências estão à nossa volta.

A fé agora não significa outra coisa senão uma passiva submissão moral à Palavra de Deus e à cruz de Jesus. Para exercitá-la, temos apenas de nos colocar de joelhos e concordar balançando a cabeça com os ensinamentos de cunho pessoal de um obreiro sobre a salvação da nossa alma.

O efeito geral é bem parecido com aquele que as pessoas sentem após se consultarem com um bom e sábio médico. Elas saem de tal consulta se sentindo extremamente bem e, ao mesmo tempo, com um sorriso um pouco tímido para pensar em quantos temores tinham com relação à sua saúde quando, na verdade, não havia nada errado com elas.

Precisavam apenas de um descanso. Uma fé como esta não perturba as pessoas. Ela as conforta. Não desloca a junta de sua coxa para que fiquem mancas; ao contrário, ela as ensina a praticar exercícios naturais e melhora sua postura. A face de seu ego é lavada, e sua autoconfiança, não se permite abater.

Tudo isso elas conseguem, mas não recebem um novo nome como Jacó nem caminham mancando para a luz eterna. “Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel” (Gn 32.31).

Este era Jacó – ou melhor, Israel, pois o sol, sentindo-se envergonhado, não brilhou muito sobre ele. Contudo, gostava de descansar sobre a cabeça do homem a quem Deus transformara. Esta geração de cristãos precisa ouvir novamente a doutrina da virtude perturbadora da fé.

É preciso dizer às pessoas que a religião cristã não é algo com que se pode brincar. A fé em Cristo prevalecerá ou não haverá nada para fazer com o homem. Ela não se entregará à experimentação. Seu poder não pode alcançar homem algum que esteja planejando um caminho alternativo no caso de as coisas ficarem difíceis para ele.

O único homem que pode ter certeza de que tem a verdadeira fé bíblica é aquele que se coloca em uma posição em que não há como recuar. Sua fé resultou em um compromisso eterno e irrevogável e, por mais forte que seja a tentação, ele sempre responderá: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).

Fonte: Extraído do clássico Verdadeiras Profecias. Para uma alma em busca de Deus - Série Riquezas de Cristo – A. W. Tozer - editora dos clássicos

Leia mais sobre  A.W. Tozer - Biografia
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...