Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

As Manifestações do Espírito Santo

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” At 2.39

As manifestações do Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo está disponível hoje? Sim, o batismo no Espírito Santo está disponível para você e para qualquer pessoa que o Senhor nosso Deus chamar.

Embora alguns estudiosos afirmem que tal acontecimento não está disponível para os crentes de hoje. Eles dizem que o fenômeno só ocorreu naquele tempo quando a Igreja estava nascendo. Mas milhares de experiências ao longo da história da Igreja desmentem tal ideia.

Na Bíblia, não há nenhum versículo que embase a tese de que o batismo no Espírito Santo cessou, pois as Escrituras afirmam o alcance passado, presente e futuro dessa maravilhosa promessa do Pai: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39).

Logo, o batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus para todos: homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Uma promessa que abarca “todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2.39). Não estando limitada aos tempos e denominações, mas a corações sinceros e quebrantados, desejosos em mergulhar nas “águas do Espírito”.

O batismo no Espírito é uma segunda e extraordinária experiência com Deus através do seu Filho Jesus Cristo — a primeira trata-se da salvação operada por meio de Jesus Cristo.

Como receber o Batismo com o Espírito Santo?

Não há uma resposta exata para isso. Primeiro, porque não podemos agendar o derramamento do Espírito Santo — Ele sopra onde quer (Jo 3.8). Segundo, porque temos de estar vigilantes para não enganarmos a nós mesmos com falsas experiências espirituais.

Nesse aspecto, poderíamos dizer que para receber o batismo no Espírito não há uma “receita”, mas segundo o que nos orientam as Escrituras, em primeiro lugar, devemos crer na promessa do batismo no Espírito Santo por intermédio da Palavra de Deus, isto é, aguardar e confiar em Deus que Ele poderá fazer isso em nossa vida (At 1.4). Em segundo, perseverar em oração e súplicas a Deus. Os nossos irmãos do passado oraram ao Senhor com todo fervor em busca dessa promessa (At 1.14). E depois, amar a exposição da Palavra de Deus.

No livro de Atos, após as pessoas ouvirem a exposição da Palavra, o Espírito Santo foi derramado (At 10.44). A exposição do Evangelho gera fé em nosso coração, confiança em Deus e desejo de nos aproximarmos mais dos seus desígnios. Revista Ensinador Cristão nº71

Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Atos 2.1-6; 1 Coríntios 12.1-7

As manifestações do Espírito de Deus, tais como veremos, dizem respeito, primeiramente ao batismo no Espírito Santo e aos dons espirituais. São dois temas da teologia pentecostal que nunca se esgotam e são importantes porque se tratam de evidências bíblicas de que a comunicação divina com o seu povo, e com cada crente individual, nunca cessou. Não somente a Bíblia, mas também o testemunho da história, e da experiência cristã, corrobora essa verdade. É sobre isso que trata o nosso estudo.


As manifestações do Espírito Santo são atuais.

O batismo no Espírito Santo, ter alguém o Espírito, os dons do Espírito Santo ou dons espirituais, os dons ministeriais, todos procedem de uma mesma fonte, o Deus trino e uno, mas se trata de manifestações distintas do poder de Deus. A conceituação ou definição de cada operação do Espírito distingue os pentecostais dos demais cristãos evangélicos. Tudo isso são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja. O presente estudo, apesar do seu tom apologético, pretende esclarecer as principais manifestações do Espírito Santo na vida da Igreja, no sentido coletivo, e na vida pessoal do cristão.

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

O batismo no Espírito Santo é um revestimento sobrenatural do poder do Espírito de Deus que o cristão recebe em sua vida, como promessa feita por Cristo antes da sua ascensão (Lc 24.49). Jesus disse: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1.8). O batismo é para o crente ter poder para testificar de Jesus e glorificá-lo com ousadia (At 4.31; Jo 16.14). O revestimento de poder tem sido a força propulsora da Igreja, não só naqueles dias, mas em todas as eras da história da Igreja. O batismo no Espírito Santo se constitui num revestimento de poder que vem do alto e nos capacita a falar em outras línguas, e esse fenômeno é o sinal inicial e visível do batismo no Espírito Santo (At 2.4; 10.44-46; 19.6).

O batismo no Espírito é uma promessa para a Igreja em todos os lugares e em todas as eras, independentemente da capacidade intelectual, emocional e espiritual: “E recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (At 2.39). O derramamento do Espírito Santo foi prometido para os últimos dias (Jl 2.28-32; At 2.16-21) e não tem prazo de validade enquanto a Igreja estiver na terra. O Senhor Jesus Cristo é o mesmo (Hb 13.8), e a sua Igreja é a mesma (Mt 28.20). Assim, estamos ainda na mesma dispensação — a Dispensação da Graça. Há evangélicos chamados tradicionais que não criticam os pentecostais; há os que creem, mas têm um conceito diferente das manifestações das línguas; e há também os que admitem que esse fenômeno ocorreu apenas na era apostólica.

O livro de Atos dos Apóstolos termina deixando o apóstolo Paulo em prisão domiciliar em Roma (At 28.30). O leitor pode observar que a narrativa foi cortada bruscamente. Não apresenta o fim do ministério de Paulo. Isso revela que a jornada da Igreja ainda não terminou. Marcos 16.20 mostra que os discípulos partiram por toda a parte pregando a Palavra de Deus, com os sinais que se seguiram. Essa Igreja, que começou ali a sua marcha histórica, continua ainda hoje sua jornada, com os mesmos sinais; eles não cessaram. Só em Apocalipse é que encontramos o final gloriosos da jornada da Igreja.

A liturgia da maioria das igrejas pentecostais está muito próxima do padrão que vemos nos tempos apostólicos: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14.26). Era comum em Corinto a manifestação de profecias, curas, milagres e ações sobrenaturais do Espírito Santo. Isso está muito claro nos ensinos de 1 Coríntios 12 a 14.

É comum a citação de Atos 2.4, 8 para provar que as línguas são inteligíveis, ou seja, línguas estrangeiras. Sabemos que os peregrinos de Jerusalém, no dia de Pentecostes, entenderam a mensagem dos discípulos ao vir sobre eles o Espírito Santo; mas as línguas não eram terrenas. O milagre não foi simplesmente o fato de os apóstolos as falarem, mas também de os peregrinos as entenderem (At 2.8). Os 120 discípulos glorificavam a Deus, anunciavam as grandezas de Deus, e os de fora os ouviam na sua própria língua. Deus capacitou os peregrinos para entenderem a mensagem, assim como operou através do seu Espírito nos discípulos para falarem em línguas. Como sabemos que as línguas são estranhas, e não estrangeiras? O apóstolo Paulo disse: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como sino que tine” (1 Co 13.1). Ele introduz o capítulo 13 falando a respeito das línguas dos homens; incluam-se aqui as línguas estrangeiras, e as línguas dos anjos, as línguas estranhas, ou as novas línguas (Mc 16.17). Paulo disse que o homem não entende essas línguas, pois são ininteligíveis: “Porque o que fala línguas estranhas não fala aos homens, senão a Deus, porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios” (1 Co 14.2).

DEFENDENDO A DOUTRINA PENTECOSTAL

Há seitas, como as testemunhas de Jeová, ensinam que é o espírito de Satanás que habilita os crentes a falar línguas. Admitem ser um poder sobrenatural, mas o atribuem ao Maligno. Os fariseus também chegaram a uma conclusão semelhante com respeito à Pessoa de Jesus (Mt 12.22-32; Mc 3.22-30; Lc 11.14-23). Jesus operou uma obra maravilhosa pelo poder do Espírito Santo. Os opositores de Jesus viram que tal obra fugia ao poder humano e só podia ser um poder sobrenatural, e assim atribuíram este poder a Belzebu. Jesus apresentou todas as credenciais do Messias de Israel: seu poder, seus ensinos, seu sistema doutrinário, seu modus vivendi, um padrão de conduta moral perfeito e belo, jamais vivido por um ser humano. Nasceu e viveu conforme a lei (Mt 5.17; Gl 4.4). Mesmo assim, os fariseus atribuíram a Belzebu uma obra que Jesus fez pelo poder do Espírito Santo.

Em nossos dias, as coisas não são diferentes. Alguns movimentos religiosos nos comparam com os espíritas, os mórmons e demais pagãos. Essa comparação é perigosa e ao mesmo tempo uma atitude preconceituosa e sem base bíblica. Duvidar da fonte das línguas manifestas entre os pagãos, mórmons e espíritas é uma coisa, pois os espíritas não creem na Bíblia, rejeitam o sacrifício de Cristo, acreditam em reencarnação e praticam a necromancia, coisas que contrariam os princípios bíblicos. Os mórmons têm um credo doutrinário peculiar. Dizem que creem na Bíblia, mas na prática seguem o Livro Mórmon, rejeitando as doutrinas cristológicas ensinadas no Livro Sagrado. Os pagãos não têm a Bíblia nem Cristo. Como é possível o Espírito Santo de Deus operar nessas reuniões? O próprio sistema com suas crenças está fora do padrão da Palavra de Deus. O Espírito Santo não opera onde se contraria a Bíblia. O sistema pentecostal difere de tudo isso.

Nós temos a Bíblia como a única regra de fé e prática. Cremos na sua inspiração e autenticidade. Professamos a nossa fé na Trindade, num Deus trino e uno, na concepção e no nascimento virginal de Jesus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa ressurreição. Defendemos os mesmos pontos cardiais da fé cristã ensinados pelos reformadores. Duvidar do Espírito que opera entre nós é um insulto. A blasfêmia contra o Espírito Santo se constitui nisto: os fariseus atribuíram a Belzebu uma obra que Jesus realizou pelo Espírito Santo. Isso significa que a blasfêmia contra o Espírito Santo consiste em atribuir a Satanás uma operação do Espírito Santo. O Senhor Jesus fez esse duro pronunciamento aos líderes religiosos, e não à população ignorante no tocante às coisas de Deus, por isso Ele concluiu: “Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” (Mt 12.31, 32).

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Os dons do Espírito Santo são capacitações especiais e sobrenaturais que o Espírito concede aos crentes em Jesus a realização dos propósitos divinos por meio da Igreja. São uma demonstração do poder de Deus perante o mundo, para a edificação interna da vida da Igreja, para conforto e crescimento espiritual. O apóstolo Paulo introduz o assunto usando o termo grego tōn pneumatikōn, “coisas do espirituais” (1 Co 12.1), e mais adiante ele chama essas “coisas espirituais” de chárisma, “dom” (v. 4). São os dons espirituais.


OS GRUPOS DE DONS

São três classes dessas manifestações revelando a atuação da santíssima Trindade: diversidade de dons, atribuídos ao Espírito Santo (v. 4), diversidade de ministérios, em relação ao Filho (v. 5), e diversidade de operações, que vem do Pai (v. 6). Os dons espirituais não tornam as pessoas mais espirituais que as outras, nem as tornam melhores ou superiores a outros crentes. Os dons são concessões da graça do Espirito conforme a medida de fé de cada um (Rm 12.6). Não para exibição ou superioridade particular no seio da Igreja, a manifestação “é dada a cada um para o que for útil” (1 Co 12.7), e isso conforme a vontade do Espírito Santo: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1 Co 12.11).

Depois de revelar sua fonte e natureza, o texto apresenta uma lista de nove dons:

“Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas;  e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas” (vv. 8-10).

Eles são geralmente classificados em três grupos de três, por exemplo:

1) dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra da ciência e o discernimento dos espíritos;

2) dons de poder: fé, dons de curar e operação de maravilhas;

3) dons de inspiração: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.

Mas essa classificação e outras similares são meramente didáticas. Parece haver uma divisão funcional do próprio apóstolo, pois ele usa duas vezes o pronome grego héteros, “outro”, mas de um tipo diferente, e isso mostra três categorias de dons na sequência dois, cinco e dois que Stanley M. Horton, citando David Lim, chama de dons de ensino (pregação), os dois primeiros; dons de ministério, para a Igreja e para o mundo; e os últimos dois são os dons de adoração (HORTON, 1996, pp. 472, 473).

A Declaração de Fé, no capítulo XX, define e esclarece a função de cada um desses dons. Na outra lista dos dons espirituais: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (1 Co 12.28). Os primeiros três são ministérios (Ef 4.11), e os demais são dons graciosos; alguns deles são repetição da lista anterior, como “milagres”, que se referem aos dons de operação de maravilhas, além dos “dons de curar” e do dom de “variedades de línguas”.

O apóstolo Paulo apresenta ainda outra lista dos dons espirituais: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria” (Rm 12.6-8). Aqui estão sete dons: profecia, ministério, ensino, exortação, o dom de repartir (contribuição), liderança (presidir) e misericórdia. O de profecia é comum às listas anteriores. O de ensino parece ser o mesmo de “doutores” (1 Co 12.28) ou “mestres” (ARA). Não existe no Novo Testamento uma lista completa ou exaustiva dons espirituais. Eles são muitos e não há como delimitar seu número. O apóstolo Paulo inclui ainda entre os dons espirituais o celibato (1 Co 7.7) e os dons ministeriais (Ef 4.11).


Os dons espirituais são dádivas atemporais de Deus dadas a cada crente.


Batismo “no” Espírito Santo ou “com o” Espírito Santo?
As duas traduções são legítimas à luz da gramática grega e aceitáveis de acordo com o contexto. A ideia de batismo no Novo Testamento é de imersão, submersão (Rm 6.3,4; Cl 2.12). A Almeida Revista e Atualizada tem uma nota em Mateus 3.11 e Atos 1.5 informando “com; ou em” e a Nova Versão Internacional também traz uma nota similar. A Versão Almeida Revisada da Imprensa Bíblica Brasileira emprega “batizar em água” e “batizar no Espírito Santo” nas referidas passagens, respectivamente. Nós adotamos “em água” e “no Espírito Santo”, pois “com”, pode parecer aspersão, o que contradiz a ideia de imersão.


CONCLUSÃO

A descida do Espírito Santo é acompanhada dos dons espirituais. Eles são atuais na vida da Igreja e são dados a cada um para o que for útil, sempre para o bem da igreja local. Trata-se de ferramentas importantes e indispensáveis para os crentes, razão pela qual devemos lhes dar a devida atenção.


SUBSÍDIO
A glossolalia. É a manifestação das línguas estranhas no batismo no Espírito Santo bem como das línguas como um dos dons espirituais. Trata-se um termo técnico de origem grega glossa, “língua, idioma”, e de lalía, “modo de falar” (Mt 26.73), conjugado à “linguagem” (Jo 8.43), substantivo derivado do verbo grego lalein, “falar”. A expressão lalein glossais, “falar línguas” (1Co 14.5), é usada no Novo Testamento para indicar “outras línguas”. É importante saber que as línguas manifestas no dia de Pentecostes são as mesmas que aparecem na lista dos dons espirituais (1Co 12.10,28; 14.2). Ambas são de origem divina e sobrenatural, mas são diferentes apenas quanto à função.



Glossolalia
“[Do gr. glosso, língua + lalia, falar em língua] Dom sobrenatural concedido pelo Espírito Santo, que capacita o crente a fazer enunciados proféticos e de enaltecimentos a Deus em línguas que lhe são desconhecidas. [...] A glossolária, conhecida também como dom de línguas, línguas estranhas ou variedade de línguas, é um dom espiritual que, à semelhança dos demais, não ficou circunscrito aos dias dos apóstolos: continua atual e atuante na vida da Igreja”. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, pp.201-02.

“[...] A xenolalia é, ao mesmo tempo, a mais difícil variação da glossolalia para documentar e a mais amplamente registrada. Por exemplo, Emílio Conde relatou, na obra História das Assembleias de Deus no Brasil, p.67, que no primeiro batismo nas águas na cidade de Macapá (AP), em 25 de dezembro 1917, a nova convertida Raimunda Paula de Araújo, ao sair das águas foi batizada com o Espírito Santo. Ela falou em línguas estranhas com tanto poder que os assistentes encheram-se de temor de Deus. Os judeus negociantes da cidade haviam comparecido ao batismo. Um deles, Leão Zagury, ficou tão emocionado e maravilhado com a mensagem que ouvira que não se conteve e clamou em alta voz no meio da multidão: ‘Eis que vejo a glória do Deus de Israel, pois esta mulher está falando a minha língua’. O judeu não era crente. Porém, Deus, através da crente Raimunda, falou-lhe em hebraico” (ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2007, p.332).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“[...] Os pentecostais acreditam que a experiência distintiva do batismo no Espírito Santo, tal como Lucas a descreve, é crucial para a Igreja contemporânea. Stronstad diz que as implicações da teologia de Lucas são claras: ‘Já que o dom do Espírito era carismático ou vocacional para Jesus e a Igreja Primitiva, assim também deve ter uma dimensão vocacional na experiência do povo de Deus hoje’. Por quê? Porque a Igreja hoje, da mesma forma que a Igreja em Atos dos Apóstolos, precisa de poder dinâmico do Espírito para evangelizar o mundo de modo eficaz e edificar o corpo de Cristo. O Espírito veio no dia de Pentecostes porque os seguidores de Jesus ‘precisavam de um batismo no Espírito que revestisse de poder o seu testemunho, de tal maneira que outros pudessem também entrar na vida e na salvação’. E, por ter vindo no dia de Pentecostes, o Espírito volta repetidas vezes, visando o mesmo propósito” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.456).

Fonte: Lições Bíblicas CPAD Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Título: A razão da nossa fé — Assim cremos, assim vivemos - Livro de Apoio - Comentarista: Esequias Soares
Revista Adultos 3ºTrim.2017 - A razão da nossa fé — Assim cremos, assim vivemos - Comentarista: Esequias Soares
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...