Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O corpo e seus, muitos, membros! - parte 1 - O cenário

A Paz do Senhor Jesus!

Em nossos estudos e pesquisas em casa, encontrei uma interessante matéria e hoje, vamos compartilhar / meditar sobre o texto Bíblico relatado pelo Apostolo Paulo a Igreja de Coríntios.

Em especial, vou fazer referencia à 1ª Epístola aos Coríntios capitulo 12 e vs14:
“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos”

Antes de “falar” sobre os membros em fazer parte do corpo, precisamos entender / compreender  qual o cenário que o apostolo encontrou na cidade.
A sabedoria de um homem que ouve o Espírito Santo.
Gostaria de estar dividindo esta mensagem em parte 1, parte 2 e parte 3.

AS EPÍSTOLAS
Duas cartas do Apostolo Paulo endereçadas à igreja de Corinto.
A Primeira Epístola aos Coríntios é singular entre as cartas paulinas em virtude da variedade de seus assuntos.
A Segunda Epístola é uma das cartas mais pessoais de Paulo, com uma riqueza de inspiração emocional do Pastor Paulo.

Ambas revelam a que ponto Paulo identifica-se com suas igrejas, sofrendo por suas fraquezas e comemorando suas vitorias. Essas correspondências nos fazem “ver” como há uma identificação com o período em que vivemos “cada dia a dia nosso”. Paulo escreve a recém-convertidos preocupados com questões referentes a vivência do cristianismo em ambiente pagão.

Comentário nosso (aqui eu aprendi)
Bem, nós somos muitos e com diversos desejos e pensamentos.
Já se passou dois meses do novo ano; pergunte a você:
- O que fiz até agora? Como estou?
- Faço parte ou não dos trabalhos na igreja? 
- Estou no corpo?
Através desta carta "I Corintios" no cap12 e vs14, o Apostolo Paulo utiliza o corpo como metáfora para descrever a vida cristã na comunidade. Sabemos que o corpo tem muitas partes e cada uma delas tem uma função mas, não são sozinhas, isoladas, elas se comunicam no todo.
Para obtermos um 2013 de sucesso precisamos de UNIÃO CRISTÃ.

Mas o que estava acontecendo na comunidade para receber uma carta assim?
Como o corpo pode ser representado nesta carta?

Vejamos mais alguns subsídios que nos ajudaram a "viajar" até a Corinto do "pastor" Paulo.

AUTORIA E DATA
As duas cartas apresentam marcas inequívocas da autoria paulina (1Co 1.1;  2Co 2.1).

A primeira carta foi escrita de Éfeso (1Co 16.8) durante a terceira viagem missionária de Paulo, talvez em 56 d.C.. 

A segunda, escrita 12 ou 15 meses mais tarde, seguiu da Macedônia, onde Paulo encontrou-se com Tito e recebeu noticias do arrependimento da igreja (2Co 2.12-17).


CONTEXTO BÍBLICO
Atos 18.1-18 registra o inicio da igreja em Corinto. Durante sua segunda viagem missionária, Paulo seguiu sozinho de Atenas para Corinto, por volta de 51 d.C. Lá, trabalhou com um casal de judeus cristãos, Áquila e Priscila, então expulsos de Roma pelo Imperador Cláudio por serem judeus. Silas e Timóteo também uniram-se a Paulo em Corinto. Quando Paulo deixou Corinto 18 meses mais tarde, uma congregação cristã floresceu. A congregação era formada principalmente por ex-pagãos (1Co 12.2), muitos dos quais eram aparentemente de classe inferiores (1Co 1.26-28). Alguns eram escravos (1Co 7.21). Algumas poucas pessoas prosperas e judeus (8.1-13), no entanto, faziam parte do grupo de crentes.


CORINTO
Corinto a mais antiga e mais importante cidade de comercio da Grécia (At 18.1; 19.1; 2Tm 4.20). Corinto era o elo entre Roma, a capital do mundo, e o Oriente.
Em Corinto, o Apostolo Paulo estabeleceu uma igreja vigorosa, composta de um grupo representativo de pessoas de mentalidade mundana que haviam se transferido para Corinto a fim de participar de jogatinas, prostituição legalizada nos templos, aventuras comerciais e de todo tipo de diversões disponíveis em uma cidade portuária do primeiro século ( I Co 6.9-11).
Embora o Apostolo Paulo não tenha estabelecido a igreja em Corinto antes de 51 d.C. (ver At 18.1-18), a historia da cidade datada de tempos pré-históricos, quando antigos homens tribais fixaram-se na região. Embora fosse um centro de negócios, Corinto já era prospera e famosa por seu bronze, sua cerâmica e pela construção naval desde 88 a.C. O poeta grego Homero fez menção à “prospera Corinto” em 850 a.C.

Em tempos seguintes (séculos), Corinto competiu com a poderosa Atenas, sua vizinha mais forte. Em 146 a.C., exércitos invasores de Roma destruíram Corinto, matando homens e escravizando mulheres e crianças. Havia somente indícios de um assentamento até 44 a.C., quando Júlio Cesar ordenou a reconstrução da cidade. Não apenas a reedificou como capital da província romana da Acaia, como também a povoou com italianos livres e escravos de varias nações. Logo depois, os mercadores também voltaram a Corinto.
A cidade então se tornou uma mistura racial e cultural de aproximadamente 500 mil pessoas que viviam lá na época de chagada do “Pastor” Paulo. Negociantes e marinheiros, ansiosos por trabalho nos estaleiros, migravam para Corinto. Jogadores profissionais e atletas, que apostavam nos jogos do istmo*, fixaram-se no local. Escravos, por vezes livres, mas sem lugar de parada, vagavam pelas ruas dia e noite. Prostitutos e prostitutas eram contados em grandes números. Pessoas de Roma, do restante da Grécia, do Egito e da Ásia Menor - de fato, todo o mundo mediterrâneo - gostavam da falta de padrões e da liberdade de pensamentos que predominavam na cidade.

*Istmo: Língua de terra apertada entre dois mares e que une duas terras


Essas eram as pessoas que formavam a igreja de Corinto. Tinham de aprender a viver juntas, em harmonia, embora seus parâmetros nacionais, sociais, econômicos e religiosos fossem muito distintos.

continua. ...... O corpo e seus, muitos membros - parte 2 - As evidências


fonte: Bíblia Defesa da Fé; Dicionário Ilustrado da Bíblia; Dicionário Português; Bíblia Pentecostal;


Aqui eu Aprendi!

3 comentários:

  1. A Paz do Senhor! Obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio. Estarei visitando seu blog. Um grande abraço.

    Ismael (aquieuaprendi)

    ResponderExcluir
  2. irmão Ismael ei fioco surpresa com seus posteres e agradeço por o que escreve para quem não entende, mas precisamos aprender não é?
    Um abraço da irmã em Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Guiomar. Fico agradecido pelas suas visitas no blog e pelos seus comentários. Desculpe a demora no responder este post.
      Todos nós precisamos e estamos aprendendo juntos. A cada dia o nosso Senhor nos ensina e nos mostra a Sua glória.
      Vamos crescer na graça e no conhecimento. Abraço. Pr.Ismael

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...