Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Oração na madrugada, a fila é menor?


A Paz do Senhor Jesus!

Hoje gostaria de abordar um assunto interessante que, acredito, você já tenha escutado ou ate mesmo falado: "porque se fala tanto que orar de madrugada a fila é menor!"

Teríamos fila para oração durante o dia e a noite, ou então um momento exato para se orar? ou seria um por vez? talvez então na madrugada seja mais rápido?
Quantas perguntas! e isso é bom, assim podemos crescer na graça e no conhecimento, pesquisando e sendo edificados pela Palavra! Aleluia!

Acredito que muitos de nós já ouvimos a frase mencionada acima, e talvez tenha até surgido a pergunta em nosso pensar, bem, então agora surge a oportunidade de buscarmos conhecer. Que maravilhoso é encontrarmos uma resposta para uma pergunta tão importante e ao mesmo tempo tão simples. Isso nos faz pensar, a buscar respostas mais profundas que nos levem à um verdadeiro culto racional, devemos buscar respostas que vão além dos jargões e frases feitas, isso é bom e agradável ao SENHOR.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional..." Rm 12:01

Isso me lembra o texto de Atos 17:11, onde os Bereianos nos dão uma lição de culto racional, examinando as escrituras para saber se o que Paulo dizia era realmente verdade, e o que Paulo achou disso? Ele os chamou de honrados. Desta forma, deixo aqui mais uma linha de raciocínio sobre o assunto...

Em Marcos 14:32 a 42 vemos Jesus no Getsêmani, é verdade que estes poucos versículos nos dão uma enormidade de ensinamentos, mas atentando apenas para a questão da oração na madrugada o que vemos? Jesus chamando Pedro, Tiago e João para vigiar com Ele, vemos Jesus confidenciando à eles sua angústia, pedindo que aguardassem em vigia, enquanto Ele subia para orar ao Pai.

Nesta sequência anérgica e aflita de versículos, Jesus apresenta ao Pai sua queixa por três vezes, algo incomum à um judeu, isso mostra a profundidade de sua aflição, porém sempre que voltava de suas orações, eles estavam dormindo. Enquanto eles dormiam, a decisão da cruz estava sendo tomada entre Jesus e o Pai.

É nesta mesma sequência de versículos que encontramos uma frase muito conhecida daqueles que, inadvertidamente, caem em tentações: "...a carne é fraca". No versículo 38 do capítulo 14, Jesus diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." ou seja, a carne só é fraca quando não se vigia e ora, e naquele momento não era bem isso o que os discípulos faziam.

Em Provérbios 8:17 está escrito: "Eu (SENHOR) amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.", sabemos que no original não deve ser lido madrugada, a melhor tradução é algo como, insistentemente. Porém a tradução como madrugada é claramente um sinal de insistência, diligência e também perseverança, outras palavras também usadas em traduções para este versículo.

Pedro teve uma visão quanto ao chamado apostólico aos gentios, enquanto orava próximo a hora sexta, ou seja, perto do meio-dia quando então teve fome (Atos 10:09), Pedro deveria estar em jejum, em consagração, em diligência, por isso, mesmo ao meio dia teve uma grande visão.

Eu entendo com isso, que pouco adianta orar de madrugada se o contexto de sua vida não for em santidade. Devemos tomar o cuidado de não fazer da "oração das madrugadas" e ou mesmo nos montes, como um ritual para buscar o SENHOR, sendo na verdade um tempo especial de comunhão, não impedindo que este mesmo SENHOR esteja livre para nos falar a qualquer hora do dia.

Não creio que exista, para Deus, uma "hora especial" para ouvir nossas orações, mas, sem dúvidas, orar de madrugada requer disposição, e por isso o SENHOR retribui aos que com Ele vigiam, com experiências de comunhão únicas, assim como a Pedro que, em consagração teve sua experiência próximo ao meio-dia.

( comentário Aqui eu Aprendi! )
Em nosso ministério temos irmãos que oram pela manhã nas consagrações, irmãos que oram a tarde nas visitas aos lares, homens e mulheres que oram a noite, um povo que busca ao Senhor também nos montes, em oração mais prolongadas na Igreja e, em todas as ocasiões (oportunidades) podemos ver a potente mão do Senhor agindo! Para cada oração certamente uma resposta virá, ao seu tempo virá, talvez em alguns horários seja exigido maior disposição mas, o Senhor certamente há de recompensar a cada um dos que o buscam.

Portanto, seja de madrugada ou ao meio-dia, o importante é que se disponha de um tempo apenas entre você e o Pai, e digo mais, sem colocar o CD como fundo musical, sem influências de ministrações, seja você... mas isso é outro assunto.

Dica importante: para melhor compreensão dos textos bíblicos compare sempre escrituras com escrituras, coisas espirituais com espirituais (I Coríntios 2:13), buscando respostas em textos que se complementem.

"as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais."

Fonte: Estudos Bíblicos Fogo para Missões; Bíblia Defesa da Fé 

Aqui eu Aprendi!

13 comentários:

  1. Òtima interpretação sobre (orar de madrugada) DEUS te abençoe ismael brito, sobre ( estudos biblicos )
    Os exemplos de jesus, e outros apóstolos orando de madrugada. Nos dar inspirações, para falarmos com DEUS...
    GLóRIA A DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo de orar de madrugada esta em se aproveitar o momento de maior abertura no mundo espiritual... Lembram-e do que o anjo que lutava com Jacó falou? "A alva já subiu (Gênesis 32:24-26)... Jesus orava de madrugada (Marcos 1:35)... Ponha o seu termômetro espiritual ligado e veja se não é isto que acontece?

      Excluir
  2. Amêmmmmmm,não tenho orado de madrugada,devido está fraca e com muitas dores,mais falo com Jesus sempre,muito lindo o texto,glórias a Deus,amêmmmm

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo o texto,e sobre o tema orar,não tenho orado de madrugada,ando doente,sinto cansaço,tanto fisíco e emocionl,muita dores em todo o corpo,cabeça,mal estar,aceleramento,só por Jesus,mais creio que ele me ouve ainda assim mesmo,preciso muito de Jesus,na minha vida,tenho sede disso,amêmmm

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais oração e jejum mais intimidade com DEUS!! Aleluia é o que nossas igrejas em geral está precisando..

    ResponderExcluir
  5. Sobre este assunto entendo assim, Quando orares vai ao teu aposento, e ora para Ele, ... entendendo assim, quando for uma oração com sinceridade, de entrega mesmo, a madrugada o silencio, a solidão são momentos propícios a ignição ao quebrantamento, e a sinceridade, Nestes momentos a unica preocupação é ser sincero, e rasgar o coração ao Pai, sendo assim, chegando a este estágio, já é uma oração eficaz. Deus te abençoe sempre :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por tuas palavras, Wakdryano. Parecem que foram direcionadas pra mim. Que Deus te abençoe e a todos.

    ResponderExcluir
  7. Pastor Ismael boa tarde: Meu coração está aflito (estou frequentando um determinado Ministério), próximo de minha residência e por lá após a Ministração da Palavra de DEUS... A Missionária ou a Apóstola apontam para os membros e diz o futuro!!! Considero o Sr Meu Pastor Via Internet e espiritual no meu dia a dia (GLÓRIA A JESUS),,, Minha alma ficou muito aflita ao ver uma delas apontando o dedo para mim... E falando do fracasso do meu marido... Aguardo sua resposta na UNÇÃO DO PAI... Lourdes Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Lourdes Lima.
      Agradeço pelas palavras, estima e consideração para comigo, Toda Honra, toda Glória, todo Louvor ao Senhor Jesus!

      Quanto ao caso que nos expôs, vou tentar ser breve e conclusivo em meu parecer, e que a irmã possa receber do SENHOR a orientação divina.
      Saliento que, este assunto é digno de mais exposições:

      1. A profecia é um dos dons verbais colocados à disposição dos santos com o propósito de exortar, edificar e consolar a igreja.
      2. A profecia é concedida ao crente pelo ESPÍRITO SANTO, de forma direta e imediata, a fim de trazer à luz a verdade divina.
      3. O crente que profetiza tem de saber perfeitamente quando está indo além do que lhe foi dado, e deve estar consciente de sua responsabilidade de entregar somente o que DEUS lhe autorizou.
      4. É necessário que o “profeta” servo de DEUS esteja totalmente sob o controle do ESPÍRITO de DEUS e não da Carne.
      5. O crente que profetiza tem de saber que toda a profecia vai passar por um “crivo”. Toda verdade concedida pelo ESPÍRITO SANTO é coerente e não se contradiz. Temos a orientação Bíblica que nos revela: "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1.

      O Apostolo Paulo, inclusive, ao orientar a igreja de Corinto sobre o zelo e a busca dos Dons, sugere que principalmente se busque o dom da Profecia (ICo 14.1), mas infelizmente tem pessoas que abusam e começam a usar Deus e não deixar que Deus as usem!
      Nós Cristãos temos que conhecer muito bem o local onde congregamos, como é o ambiente, os ensinamentos, as posições hierárquicas, o respeito mutuo, a conduta cristã, a mordomia cristã, a humildade, o Amor... Temos a orientação de "Examinai tudo. Retende o bem." 1 Tessalonicenses 5:21.

      Sabemos também que, há profecias que são para a Igreja (num todo) e há profecias que são em particular (pessoal), isso o “profeta” tem que estar “na fiação do céu” para não causar escândalos, falta de ética e desrespeito. O respeito, a integridade e a ética devem prevalecer.
      Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas (1Co 14.32)

      Deus não é de confusão e nem faz confusão! Nosso Deus é um Deus de Paz!
      Sendo assim, espero ter-lhe ajudado, tendo em nossos corações que, a maior Profecia é a Palavra de Deus!
      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
    2. E lembrando que o Espirito Santo jamais envergonha, sendo assim até onde eu sei sobre iso o Espirito de Deus jamais apontaria o fracasso ou pecado seja lá o que for.
      Graça e Paz

      Excluir
  8. Só um detalhe, quando apostolo paulo fala sobre profecia nesse texto ele está dizendo é aquele que ensina e exorta não é quem faz profecia no sentido semantico..... veja o que significa profeta no hebraico ou no grego.

    ResponderExcluir
  9. Ai daquele e de quem provem o escândalos, claro principalmente na obra de Deus.
    Quem somos nós para apontar erros de alguém? e nem Jesus em nosso tempo iria usar de alguém para apontar difamando, isso não provem de Deus, creio eu, me corrigem se eu estiver errado.

    ResponderExcluir
  10. Adorei .
    Eu como não costumo orar , agora tive a certeza de devo buscar o pai pq sempre fui deixando pra depois mais nada mais me acalma se não o amor dele .
    Quero muito aprender orar e agora sei que devemos orar sempre , qualquer hora ou em qualquer lugar.
    Obrigada!!
    Aprendir muito com vcs.

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...