Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Salmo 23

A confiança em Deus!
Quem não conhece o Salmo 23? 

Salmo em muitas vezes também chamado "A Perola dos Salmos".

Lendo um artigo (postagem) do meu amigo em Cristo Durwanei Luiz Silva do blog Simples Assim, Salmo 23 (abaixo exposto), fez-me imaginar as diversas situações enfrentadas por Davi para atingir uma intimidade tão esplendida com Deus ao ponto de nos transmitir tão grandiosos cânticos no livro de Salmos.

SALMO 23  por Durwanei Luiz Silva
O Senhor é o meu pastor...Isto é relacionamento!
Nada me faltará...Isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos...Isto é descanso!
Guia-me mansamente a águas tranquilas...Isto é refrigério! 
Refrigera minha alma...Isto é cura!
Guia-me pelas veredas da justiça...Isto é direção!
Por amor de seu nome...Isto é propósito!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte...Isto é provação!
Eu não temeria mal algum...Isto é proteção!
Porque tu estás comigo...Isto é fidelidade!
A tua vara e o teu cajado me consolam...Isto é esperança!
Unge a minha cabeça com óleo...Isto é consagração!
E o meu cálice transborda...Isto é abundância!
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida...Isto é benção!
E eu habitarei na casa do Senhor...Isto é segurança!
Por longos dias...Isto é eternidade!

"O que é mais valioso não é o que nós temos em nossas vidas, mas QUEM nós temos em nossas vidas."  DEUS
http://durwanei.blogspot.com.br/2013/04/reflexao-salmo-23.html

Comentário Aqui eu Aprendi!
Sem duvida um belíssimo Salmo.
Um dos mais lindos salmos escrito por Davi.
Pela tradição judaica
Conforme a tradição judaica, este Salmo atribuído a Davi, relata um momento de aflição e posterior segurança. Davi, provavelmente teria escrito este Salmo quando estava passando por uma terrível perseguição. Alguns relatam que Davi estava cercado em um oásis, à noite por tropas de um rei inimigo, daí o salmo inserir tamanha confiança na providencia divina contra os inimigos.

O pequeno Davi
Davi era o irmão mais novo, entre os numerosos filhos de Jessé. O pai escolheu-o para ser o pastor de suas ovelhas. O jovem pastor Davi, como podemos ver no relato bíblico do livro do profeta Samuel, era corajoso, matava as feras para defender, proteger as ovelhas do rebanho de seu pai.

O Rei Davi
O rei de Israel, Saul, de tanto transgredir as ordens, as palavras do Senhor, rejeitando Deus, colhe o que plantou e perde o reinado. Deus orienta Samuel e lhe diz: Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Samuel obedece e vai, sabendo que o próprio Deus lhe mostrá o que fazer (...e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar.) 1 Samuel 16 1-3

Aqui gostaria de abrir um parenteses (como é maravilhoso quando o profeta dá ouvidos a escolha feita por Deus e unge homens e mulheres "de Deus" autorizados pelo Todo Poderoso. Infelizmente hoje isso está difícil, ou diria muito difícil, não que impossível, pois ainda temos pessoas sensíveis à voz de Deus, mas muitos estão se ungindo, estão pagando pela unção, em casos absurdos estão se vendendo para obter um cargo de pastor, ou outra posição eclesiástica como: Evangelista, Presbítero, Diácono, Missionário(a). Aceitam qualquer proposta para atingir seus objetivos e "fama". Meu Deus! Infelizmente isso é realidade meu irmão!)

Chega então em Belém o profeta Samuel, seguindo todas as ordens do Senhor.
Então, assim fez passar Jessé a sete de seus filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu a nenhum destes.
Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui.
Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o vaso de azeite (em algumas traduções chifre com azeite), e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. (1 Samuel 16 4-13)

Nesta linda passagem Bíblica podemos perceber o cuidado de Deus com seu povo, a escolha partindo do Senhor que estava com Seus olhos em Davi e a grande confiança de Davi em Deus.
Aqui, podemos dizer que encontramos uma forte referencia pastoril do "pequeno" Davi em dizer "O Senhor é meu pastor", uma intimidade muito grande com o Pai Todo Poderoso.

"A autoria do livro de Salmos não é exclusiva: Davi é considerado autor dos 72 salmos que levam seu nome"

Em especial, o Salmo 23 que foi escrito em uma linguagem poética, nos toca profundamente, atinge o âmago do nosso ser e nos transporta aos braços do Pai. Aleluia!
Como é explicita a confiança de Davi em Deus em um dos "diversos" momentos críticos de sua vida. Imaginar a melodia deste cântico, gera em nos a total dependência dos cuidados que só um pai demonstra para com seu filho. Deus como preciso de ti!

"O Livro Salmos não tem capítulos, são cânticos. O livro dos Salmos tem 150 cânticos."

Nesta narrativa, podemos notar o cuidado de Deus com seu rebanho, tudo muito bem ilustrado através do relacionamento entre o Pastor e as Ovelhas.
Não haveria melhor pessoa para expressar este sentimento, Davi sabia, ou melhor, conhecia muito bem o que era ser pastor, sabia o que escrevia, tinha experiencia de lidar com as ovelhas de seu pai (1 Samuel 17 34-36)

Como seria a experiencia dos Pastores cuidando dos Rebanhos!

- geralmente os rebanhos eram compostos de cabras e ovelhas. A necessidade de água abundante para o rebanho era essencial. Porém a escassez, fazia com que os pastores formassem grupos, construindo um redil comum. Estes eram construídos com palha ou madeira, cercados por um muro de pedra, e sobre ele (muro), haviam feixes de espinhos apoiados em pedras maiores. Um pastor ficava vigiando à noite defendendo o aprisco. Caso algum intruso tentasse subir o muro, a pedra caia e alertava o pastor em vigia.
Durante o dia, os pastores separavam os seus rebanhos e os levavam aos pastos. À tarde, todos, reuniam-se no redil. O pastor ficava na entrada do curral e era chamado de "porta"
Disse Jesus: "...Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas." João 10:7

Vejamos também João 10 3-4: "A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz."
Mas que maravilhoso texto, aqui podemos ver o carinho do pastor com suas ovelhas, chamando pelo nome, isso porque era uma pratica antiga se colocar nome as ovelhas. Caso um curral estivessem as ovelhas de dois ou três pastores diferentes e a um deles pertencesse cinquenta/cem ovelhas, somente as suas ovelhas atenderiam a chamada (ouvindo a voz do pastor)


O bom pastor garante a segurança de suas ovelhas.
Disse Jesus: "Eu sou o bom pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10.11

Em períodos de luta, confie no Senhor, o Espírito Santo age em teu favor!
Ele (Jesus) é o Bom Pastor e cuida de você!
Deus cuida de mim!
Jesus nos alimenta, nos proteja!

Ele está conosco! Emanuel ou IMMANUEL (Hebraicoעמנואל, "Deus conosco")

Ele é:
Jeová Raah - O Senhor é o meu pastor: o pastor cuida, conduz, guia, sustenta, alimenta as ovelhas que, por sua vez, conhecem sua voz, O obedecem, confiam nEle.

Ele é:
Jeová Jireh - O Senhor proverá. Nada me faltará: O nosso Pastor sempre entra com providencias em nossas vidas. Não deixa faltar nada que for necessário à vida daqueles que são ovelhas. Na vida daqueles que obedecem a Ele e faz a vontade dEle.

Ele (Jesus) é o Bom Pastor
O bom pastor se preocupa com o rebanho.
O bom pastor sabendo que as ovelhas tem medo de águas muito agitadas, sabiamente as conduz  para uma fonte tranquila e sossegada.
O bom pastor protege as ovelhas do sol quente (deserto), busca um local apropriado, um campo, para suas ovelhas descansar e sentir o soprar do vento suave. (Espírito Santo)

Os instrumentos - Habilidade e Coragem
O bom pastor tem seus instrumentos de trabalho e utiliza-os para cuidar e orientar suas ovelhas. Aqui notamos a diferença entre um pastor de verdade e um mercenário.

O Pastor usa o "cajado" ou a "vara" e traz a ovelha para perto de si, a livra dos "lobos" e a proteja com sua presença. Já o mercenário, não utiliza instrumento algum, e nos momentos difíceis, se não teve "retorno", abandona a ovelha e foge pra bem longe.

Vara – instrumento de defesa usada pelos pastores de ovelhas para afugentar lobos, leões e ursos.
Era uma espécie de bastão não tão longo (a extensão do braço direito do Pastor), porem muito resistente (forte).
Vara nas escrituras representa autoridade, correção, disciplina. A vara auxilia o pastor a realizar um exame minucioso na ovelha.
Disse Jesus: "Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas." João 10 12-15
O Senhor nosso Deus tem nos sustentado com a destra da Sua justiça.
O nosso Senhor Jesus está a destra do Pai! 


Cajado – Segundo Matthew Henry (comentarista Bíblico e Pastor), o cajado é um instrumento distinto da vara, usado para resgatar a ovelha quando caem em algum precipício, podendo içá-las.
Como instrumento de misericórdia, o cajado fala de proteção e é indicado para dar direção. Leia também Lucas 15 4-7
"Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."
A ovelha conhecia o Pastor também pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim ela (ovelha) conhecia o Pastor e o Seu cajado.

O bom pastor não permite que suas olhas sejas infectadas nem que permaneçam feridas.
"Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."

Azeite usado para tratar as feridas das ovelhas.
O bom anfitrião, na Palestina ungia o visitante com óleo, era um gesto de honra.
O Salmo 23 nos mostra que: o Senhor unge sua ovelha com óleo, ou azeite perfumado, representando a unção de Deus através de seu Espírito Santo.

Um bom pastor sempre realiza uma verificação em suas ovelhas a procura de ferimentos, muitas das vezes as ovelhas se feriam entre os espinhos e para evitar que as moscas, ou melhor, a nuvem de moscas depositem seus ovos nos focinhos das ovelhas, ou até mesmo em suas orelhas, e as deixem loucas ao ponto de baterem a cabeça até a morte; afim de evitar esta infecção, o pastor utiliza óleo (azeite) como agente de cura e proteção. O óleo mantem as moscas afastadas. Quando o óleo é aplicado sobre a ovelha ela muda imediatamente o seu comportamento, acaba a irritação e a inquietude (ficavam balançando a cabeça para as moscas não pousarem). A ovelha volta a pastar com tranquilidade e permanece em pacifico contentamento.


Permita que o Espírito Santo lhe toque neste momento!

Sinta o agir do Espirito Santo em sua vida. Creia! Ele intercede por nos com gemidos inexprimíveis.
"Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus." Romanos 8 26-27

Permita que Jesus lhe inspecione, e isso será feito todos os dias!

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal; Dicionário Bíblico; Dicionário Bíblico Nova Vida; Uso e Costumes; Comentário Judaico do Novo Testamento; Wikipédia; Dicionário Significado dos nomes; blog Simples Assim - abraço ao amigo Durwanei Luiz Silva

Lucas 24:44 - Jesus Cristo disse aos Apóstolos: "Era preciso que se cumpri-se tudo o que está escrito sobre mim, na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos"
Lord is my shepherd! 
Jesus o nosso Bom Pastor!
Aqui eu Aprendi!

39 comentários:

  1. Maravilhosa postagem, querido Amigo Irmão ! Bastante esclarecedora e Edificante ! Que as pessoas que lerem esta postagem se encham do Poder do Espírito Santo e proclamem em voz alta: O SENHOR É O MEU PASTOR !!! Fique com Deus e parabéns pelo Blog. EXCELENTE !!! Um grande abraço de seu Amigo e Irmão em Cristo. Durwanei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo grande apoio meu amigo e irmão em Cristo Durwanei. O irmão faz parte desta Benção. Grande abraço e Deus abençoe.

      Excluir
    2. bençao de Deus,a palavra de Deus sempre é nova e a cada estudo feito sempre há algo novo,por isso ela é viva e eficaz,amo a Biblia!

      Excluir
    3. que DEUS continue abençoando!

      Excluir
  2. Um grande texto, amado de Cristo! Muito completo. Nos traz consolo, edificação e consolação. que o Senhor passe do seu óleo em nossas feridas.

    ResponderExcluir
  3. querido irmão e amigo eu adorei seu poster. Sabe amigo as vezes a gente se preocupa de um jeito bastante diferente, mas nem por isso Deus cuida de um dos seus filhos melhor que o outro. O apoio que o senhor e Thalia passam para mim é imenço, maravilhoso, gosto muito de vcs dois, em Cristo, é como se vcs fizessem parte da minha famíliaq. Obrigado Pastor por tudo.

    ResponderExcluir
  4. Excelente blog, DEUS abençoe, estou seguindo, deixo aqui o link do meu blog, caso queira seguir, ficarei muito grato!!

    http://blogadrianormontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Agradecido estou pelo seu amável convite a esta tão preciosa pagina. O amado irmão está de parabéns,encontrei belas mensagens que falaram fortemente ao meu coração. E desde então sou o seu mais novo seguidor.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega, a sua exposição sobre o Salmo 23 é muito interessante, prática e edificante de nossas vidas. A nossa oração é que o Sr continue abençoando-o, dando-lhe cada vez mais sabedoria para expor a Palavra de Deus. Parabéns pelo poster. Queremos agradecer pelo convite e já nos candidatamos como seguidor. Queremos convidá-lo a visitar o nosso blog, o que enviamos o link HTTP://COMOAGRADECER.BLOGSPOT.COM, e se quiser nos dar a honra de segui-lo ficaremos muito feliz.
    Um abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Paz em Cristo! Cristo abençoe seus leitores pelo conteúdo. Vamos anunciar o Evangelho da salvação...www.logiagospel.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde irmão, muito obrigado por nos passar seus conhecimentos aqui realmente eu aprendi, abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  9. Este é um estudo maravilhoso! Toda palavra de Deus é perfeita, necessária, alimenta e nos leva ao crescimento, quando a compreendemos com clareza ela cumpre o propósito. Que Deus continue o abençoando!

    DEYSE L.S. PATOLEIA

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito e o estudo somou para que eu possa meditar mais na palavra de Deus , parabéns que o senhor continue sempre debaixo da fraça do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian Gama, esteja a vontade em participar. Seus comentários são bem vindos.

      Deus abençoe.
      Pastor Ismael

      Excluir
  11. Cara é muito bom, exatamente o que eu procuro, mas a radio é dificil, mal consegui ler o texto tive que desligar o som porque nao achei o botão de desligar. Péssimo as as músicas "impostas", não sabemos o que buscamos e com certeza não é as musicas que tocam... e incomodam, tirem a radio, ao acessar o site ou se gostam se há um público "evangelizado que leitores assíduos que goste", ao menos de uma opção de escolha, vim na busca do que tanto clamam, achei, mas infelizmente a musica me irritou de uma maneira que me impôs vir aqui e criticar (critica construtiva) "Caminhar me faz por verdes pastos..." DESCANSO... nada de musica ao entrar no blog (opcional)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pierro Moreno, a Paz do Senhor Jesus.
      Fico agradecido por seu comentário e muito agradecido a Deus pelo texto (postagem) ter atingido e, acredito que, suprido sua procura. Glória Deus por isso!

      Quanto a opção da Rádio Gospel, agradeço pela crítica construtiva. Sabemos que, agradar a todos fica praticamente impossível. Seguindo para que os leitores e ouvintes fiquem satisfeitos, realizei uma troca de posição do banner da rádio, agora no topo da página, assim poderá, em suas próximas visitas, dar pausa (mais rapidamente) no louvor que estiver sendo reproduzido, tornando-se mais acessível aos leitores e seguidores deste Blog a opção de ouvir ou não ouvir as músicas.

      Que este nosso trabalho possa ajudar a muitos, esse é o nosso objetivo.

      Abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  12. Estudo maravilhoso. Perfeito! Já estou compartilhando...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Deus seja louvado!! Obrigado por esse estudo!!

    ResponderExcluir
  14. cresci na graça e no conhecimento da palavra de Deus,estudo maravilho.

    ResponderExcluir
  15. Deus o abençoe por esse ensinamento abençoado.....

    ResponderExcluir
  16. O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.
    Querido Pastor que Deus continue abençoando seu ministério e sua sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, Rafael Carvalho.
      Que Deus abençoe a todos nós. Obrigado pela participação.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  17. A Paz só Senhor!!!!

    fui tocado pelo Espírito Santo de Deus e edificado pela explanação sobre o salmo.

    E que Deus continue usando o irmão neste ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Denis William da Silveira Moraes.
      Glória Deus! Aleluia!
      Obrigado pela participação.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  18. gostei muito desde estudo nos abre a mente e traz entendimento aos nossos corações.

    ResponderExcluir
  19. muito este estudo aprendi bastante COM ELE OBG!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Compreendir que no nosso meio existem muitos pastores mercenarios pensam só em seu bem estar e deixam as ovelhas desgarradas pelo campo.Mas o que nos alegra é que o bom Pastor conhece as suas ovelhas e as chamam pelo nome.o nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns... Comentário muito bom!!!

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Monique Sousa, sobre seu post só tenho uma coisa a dizer: Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Monique Sousa, Que o Espírito Santo esteja ao teu lado e cada lágrima seja o sinal da Grande Vitória!

      Deus abençoe!

      Volte sempre!
      abraço fraterno

      Excluir
  23. A paz do Senhor Jesus Cristo! Que texto maravilhoso, era exatamente o que eu procurava; nossa! que linda mensagem...Jesus é muito lindo, como não adorar nosso Deus! El deu a vida por nós, e notem que nem merecemos, mesmo assim...Ele cuida de nós.

    ResponderExcluir
  24. Lyndon Baynnes Johnson20 de maio de 2018 às 06:41

    Maravilha,Deus usando o homem
    Com sabedoria e visão.
    Deus t abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
  25. Lyndon Baynnes Johnson20 de maio de 2018 às 06:44

    Maravilha Deus usando o homem
    Com grande sabedoria e conhecimentos.
    Deus t abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom e edificante para nossas vidas

    ResponderExcluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...