Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Culto de Ação de Graças

É Hora de Preparar o Culto de Ação de Graças

por Pr. Raimundo Campos 

Culto de Ação de Graças é uma expressão muito conhecida entre os evangélicos. Trata-se daquele encontro entre irmãos da comunidade local na casa de alguém que os convidou para celebrar, adorar e declarar uma graça recebida.

Crentes agradecidos geralmente tomam a iniciativa de celebrar um culto de ação de graças. Eles se sentem na obrigação de fazê-lo como uma forma de agradecer ao Senhor pela benção recebida. O Culto de Ação de Graças se torna uma oportunidade também, para edificar a fé dos demais e para anunciar o amor de Deus às pessoas não evangélicas que porventura se façam presentes.
É o que está acontecendo em João 12:1-3: 

"Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento."

Quem são esses três personagens citados no texto, além de Jesus? Perceba que o versículo 2 diz: "Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia...", isto é, fizeram uma ceia para Jesus, um jantar!

No capítulo 11 essa família, composta de três irmãos, vive momentos dramáticos. Lázaro adoece, suas irmãs, numa atitude de esperança, mandam chamar Jesus, que, por sua vez, não chega a tempo de curá-lo, devido o seu propósito de manifestar "a glória de Deus" naquele episódio (João 11:4).

Depois de quatro dias de morto, já cheirando mal, Jesus o ressuscita e tal milagre chega aos ouvidos dos fariseus que passam a planejar a morte de Jesus. O Mestre então, resolve se afastar por um tempo (João 11:54) e só sai de seu refúgio em Efraim para atender a este convite dos irmãos agradecidos.

O convite lhe é feito dias antes da Páscoa. Por certo, havia um movimento na região, de gente se preparando para subir a Jerusalém. A maioria dos transeuntes em seus camelos e outras espécies de montaria, tinham como destino, Jerusalém. Jesus, porém, antes de chegar em Jerusalém, dirige-se à casa desta família agradecida.

Posso imaginar os três conversando e acertando uma maneira de agradecer a Jesus. "Vamos convidá-lo para um jantar em homenagem a ele!", deve ter dito Marta, sempre disposta a servir (Lucas 10:40; João 12:2). Maria deve ter pensado naquele perfume caro para ocasiões especiais.

Dizem que o nardo era uma espécie de perfume que mulheres virgens e solteiras compravam e guardavam para a noite de núpcias. Judas disse que aquele perfume poderia custar até "trezentos dinheiros" (João 12:5), cerca de R$ 4.650,00!

Maria estava tão agradecida pela ressurreição de seu irmão, que estava disposta a abrir mão do nardo caro para adorar àquele que trouxe a alegria de volta à sua casa!
O que eu gosto no capítulo 12 de João, é perceber que a família que chorava no capítulo 11, agora é a mesma que está festejando, preparando um jantar, para alguém especial. Convidando pessoas, o clima é de festa!

O versículo dois diz que Lázaro era "um dos que estavam à mesa" e o versículo nove acrescenta: "e muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram...". Era uma festa e tanto! Devido ao milagre, a região estava ansiosa por este jantar. Era uma oportunidade de conhecer o autor do milagre e aquele que fora alcançado pelo milagre! (João 12:9).

Toda vez que meu olhar se detém nesta passagem, entendo porque Lázaro teve que passar pela morte. Porque suas irmãs inconformadas gritavam ou balbuciavam aos ouvidos do Mestre: "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido." (João 11:21,32). 
Era para este momento que o Senhor os preparava! O texto do versículo 11 diz que, por causa de Lázaro, muitos dos judeus, criam em Jesus! Era isso que o Eterno queria. Foi isso que Jesus queria dizer quando afirmou: "Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela." (João 11:4)

Agora eles entendiam. Eles não tinham alternativa, se não prestar-lhe homenagem, preparar-lhe um Culto de Ação de Graças!

Deixe-me te dizer: em nossa vida tem o tempo das lágrimas e das frases desesperadas de quem não entende os propósitos de Deus. Mas também tem o tempo da celebração, da hora do Culto de Ação de Graças. 
Se você está como as irmãs de Lázaro no capítulo 11 de João, mandando recados desesperados para Jesus através da oração, tranquilize-se. Se ele não chegar na hora que você espera, é porque Ele está reservando o momento oportuno de manifestar em sua vida a sua glória. É porque Ele quer que você seja tão impactado pelo poder de seu milagre, que resolva prestar-lhe o maior culto de ação de graças de tua vida!
Então, chegará a hora em que dirás: "É hora de preparar o culto de ação de graças!".


Salmo 113:1-9
Louvai ao SENHOR.  Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.
Seja bendito o nome do Senhor, desde agora para sempre.
Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor.
Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus.
Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas?
O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!
Levanta o pobre do pó e do monturo levanta o necessitado,
Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo.
Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Senhor.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”  1Tessalonicenses 5:18

Fonte:
www.pastorraimundocampos.com/ 
Bíblia de Estudo Pentecostal 
Bíblia Defesa da Fé
Aqui eu Aprendi!

20 comentários:

  1. Eu amo essa passagem de João 12 (na verdade, o Evangelho de João é todo lindo). Quando eu era criança costumava ir muito com minha avó a cultos de ação de graças. Interessante é que qualquer coisa por mais simples que parecesse, era motivo pra cultuar, mas percebo que hoje tem diminuído bastante o número de crentes que o realizam. Uma pena! Já dizia Paulo: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (ITs 5:18).
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Oh quão bom e quão suave que os irmãos vivam em união!

    ResponderExcluir
  3. A hora de render-lhe honra, louvor, majestade e glória com nosso culto de ações de graça está chegando. Glória a Deus nas alturas!

    ResponderExcluir
  4. O dia de celebrar-mos ao Senhor nosso culto de ações de graça está chagando. A Ele, toda honra, majestade glória e louvor pelos séculos dos séculos.

    "Porque para Deus nada é impossível." Lucas 1.37

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor pastor Ismael
    Que palavra abençoada esta, texto suave que me transmitiu paz. Senti a doce presença de Deus nesta leitura e não pude me conter e orei e rendi graças ao Senhor por tudo que Ele tem feito na minha vida, na vida da minha família e em muitas vidas.
    Que Jesus continue abençoando este espaço e que através de palavras como esta muitos venham a ser abençoados e inspirados a buscar viver na presença de Deus rendendo sempre graças a Ele. “Porque Ele fez, Ele faz maravilhas.”
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor minha amiga e irmã em Cristo.
      Fico muito feliz por este teu comentário irmã Neiva, Deus seja louvado!
      Que tenhamos sempre um coração agradecido ao Senhor e sensível ao Seu toque. Aleluia!

      Deus abençoe
      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  6. Acabei de aceitar Jesus aprendi um pouco com vocês.Gostei muito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória Deus! Aleluia!
      Uma pena não saber seu nome, em uma próxima vez se identifique e assim muitos poderão compartilhar essa alegria.
      Fico muito feliz em ter este testemunho aqui no blog e por, este trabalho, poder fazer parte desta Benção.

      Siga a caminhada com Jesus, que o Espírito Santo lhe oriente. Louvado seja nosso Deus.

      abraço fraterno
      Pastor Ismael

      Excluir
  7. Meu cunhado e evangelico diz que o culto de acao de graca e ele e Deus vai pro monte e busca Deus consagrando isso que e acao de graca pra ele .Ja eu descordo disso acho que acao de graca e dividir com amigos parentes tudo que Deus tem feito no meio de nos.

    ResponderExcluir
  8. Então culto de ação de graças não é tão preciso?
    Apenas 1 jantar,1 comemoração entre íntimos?

    ResponderExcluir
  9. Lindas palavras.que bom saber que nesse século (21). Tem homem e mulheres fiel ao senhor. Papai do céu estar voltando .ou gloriaaaaa .

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde e paz de Cristo. Comecei a frequentar uma igreja evangélica há 6 anos. E aceitei a Jesus como único e suficiente Salvador de minha vida há 5 anos. Poucos meses após eu iniciar minha vida cristã levei meu marido e meu filho que hoje tem 20 anos. Recebi uma dádiva de Deus - meu filho caçula que hoje tem 2 anos e 7 meses. Posso dizer com toda certeza que eu e minha família servimos ao Senhor! Ano passado comecei a fazer cultos de ação de graças nos aniversários de cada familiar e tem sido muito edificante para nós e nossos irmãos em Cristo. Declaro de todo coração que sou totalmente dependente de Deus e sou muito grata a Ele por tudo!!!! Jesus te amo muito! Deus abençoe a todos poderosamente!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde e paz de Cristo. Comecei a frequentar uma igreja evangélica há 6 anos. E aceitei a Jesus como único e suficiente Salvador de minha vida há 5 anos. Poucos meses após eu iniciar minha vida cristã levei meu marido e meu filho que hoje tem 20 anos. Recebi uma dádiva de Deus - meu filho caçula que hoje tem 2 anos e 7 meses. Posso dizer com toda certeza que eu e minha família servimos ao Senhor! Ano passado comecei a fazer cultos de ação de graças nos aniversários de cada familiar e tem sido muito edificante para nós e nossos irmãos em Cristo. Declaro de todo coração que sou totalmente dependente de Deus e sou muito grata a Ele por tudo!!!! Jesus te amo muito! Deus abençoe a todos poderosamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindo seu testemunho Viviane,Deus abençoe grandemente sua familia,vale a pena ser fiel a esse Deus que é digno de td honra e td adoraçao.

      Excluir
  12. Agradeço a Deus pois queria saber mais sobre culto de açao de graça e Deus mim mostrou pois muito em breve estarei oferesendo um en nome de Jesus. Meu maravilhoso e eterno Deus eu ti amo eu tiadoro eu ti quero eu ti nessesito en minha vida e na vida dos meus familharis.A paz para todos

    ResponderExcluir
  13. Quero fazer um propósito com Deus e oferecer um culto ação de graças mas não sei como é. Sou nova convertida e enfrento muitas dificuldades em todas as áreas de minha vida. Tem horas que bate o desespero porque acontece muita coisa ruim . me ajudem em oração e esclarecao o culto.

    ResponderExcluir
  14. Rodolpho Nogueira Antunes3 de julho de 2017 18:39

    Dia 08/07/2017 estarei morrendo para o pecado e renascendo para Cristo Jesus e de fato concordo com a irmã que mencionou que os cultos de ação de graça tem diminuído nos templos, tive a oportunidade de passar por várias igrejas até me converter e nenhuma delas mencionava o assunto citado.
    Não sei explicar o porque, mais cheguei até aqui com a dúvida do que seria o "culto de ação de graças" e tive a vontade de me manisfestar como tantos outros irmãos fizeram.

    Falar de Deus é bom, melhor ainda é prestar homenagem aquele que morreu por nós. Fiquem com Deus e que este Blog continue sendo o canal de sabedoria para aqueles que buscam a Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ohh Gloria! Irmão em Cristo Rodolpho Nogueira Antunes, fico muito feliz por saber deste maravilhoso acontecimento que acontecerá no dia 08/07/2017, Deus seja louvado, que o Espírito Santo o capacite a cada dia.

      Obrigado por compartilhar conosco esta Benção. Que Jesus Cristo esteja contigo meu irmão.

      Obrigado pela participação e que continuemos a realizar Cultos de ação de graças, para Gloria de Deus.

      abraço fraterno.

      Excluir

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...