Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 12 de julho de 2016

Entendendo Habacuque 3:3 "Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo..."

Habacuque 3:3 “Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e a terra se enche do seu louvor”.

Nos versos 3 a 16 temos um quadro sublime da vinda do Senhor para julgar e para libertar o Seu povo. Trata-se de uma descrição da libertação do Israel literal, porém também se descreve a vinda de Cristo para iniciar o reino de justiça.


Com uma vívida figura, Habacuque descreve o efeito dessa vinda sobre a natureza e sobre os ímpios. Para ilustrar esses eventos finais da história, Habacuque usa alguns exemplos de forma como Deus tratou o Seu povo no passado. Temã era um distrito que pertencia a uma das divisões tribais de Edom, conforme relata o profeta Isaías no capítulo 63, versículos 1 a 4.


Quando o profeta menciona o monte Parã está se referindo aos majestosos acontecimentos relacionados com a entrega da lei no Sinai, usando-os como ilustrações dos eventos do dia do juízo. Assim como Deus veio rodeado de esplendor para repetir Sua lei ao povo, assim também aparecerá em glória para a salvação dos que estiverem preparados e o castigo dos ímpios. [1]



SUBSÍDIOS BIBLIOLÓGICOS

SOBRE  ESAÚ - EDOM - BOZRA - TEMÃ - EDOMITAS - SEIR - PETRA
EDOM nome dado a Esaú bem como à nação descendente dele, os Edomitas
Essa alcunha foi dada a Esaú, filho de Isaque com Rebeca, depois que ele se desfez de seu direito de primogenitura por um mero prato de lentilhas cozidas (Gn 25:30). Passou a ser um nome alternativo para indicar a Idumeia, ou seja, o Monte Seir. Também designa a terra de seus descendentes (Gn 32:3), ou então, coletivamente, todos os idumeus (Nm 20:18,20,21; Am 1:6,11; Ml 1:4). (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Russell Norman Champlin Ed.Hagnos)

Edom foi o lugar onde o irmão gêmeo de Jacó, Esaú, veio a se instalar e originá-lo como novo povo (Gn 36.1,9). No livro de Gênesis, Bozra é citada como cidade do segundo rei do povo de Esaú, ou seja, o povo de "Edom". O nome do rei era Jobabe (Gn 36. 31-33)


Os Edomitas foram um grupo tribal vizinhos de Judá ao sul, de língua semítica habitantes do Deserto de Negev e do vale de Arabá do qual é hoje o sul do Mar Morto e vizinho ao Jordão. A região tem muitos arenitos avermelhados, o que pode ter levado à origem do nome "Edom".

Temã, neto de Esaú, filho de seu primogênito, Elifaz (Gn 36.15).


Temã, que deu seu nome a um lugar na Idumeia do Sul, a terra dos filhos do oriente, frequentemente mencionada no Antigo Testamento, famosa pela sabedoria dos seus habitantes (Amós 1:12; Obadias 1:8; Jeremias 49:7; Ezequiel 25:13)


Idumeia - Nome usado pelos gregos e pelos romanos para se referirem a Edom (Mc 3.8).


Esaú e seus descendentes ocuparam uma região chamada Seir (Gn 36.9)
Uma região montanhosa ao sul e oriente do mar Morto, em grande parte deserto, mas rica em recursos naturais, com boas pastagens em seus vales entre as montanhas. Este lugar foi dado por Deus a ele e à sua descendência (Deuteronômio 2:5; Josué 24:4).

Sua velha capital era Bozra (Isaías 63.1), e ali estava (e ainda está mas agora desabitada) a cidade escavada na rocha chamada Sela (rocha) (Juízes 1:36, 2 Reis 14:7), mais recentemente conhecida pelo seu nome na língua grega Petra; este é um lugar ligado nas profecias à segunda vinda de Cristo, para julgar o mundo no fim da Grande Tribulação (Lucas 21:24; Apocalipse 16:14; Salmo 137:7; Obadias 1:3, 8-16; Isaías 16:1, 34:1-8; 63:1-6; Jeremias 49:14-22; Ezequiel 25:12-14). [2]


SOBRE HABACUQUE
QUEM ERA HABACUQUE?
O que ele escreve de si mesmo explica a semelhança dos seus escrito com os Salmos. Não era somente um profeta, 1:1, também um dos cantores levíticos do Templo, 3:19. Além disso, nada mais se sabe do profeta.

A julgar 1:5,6, onde se fala da invasão caldaica, como fato futuro embora iminente, ele deveria ter vivido e trabalhado na última parte do reinado de Joás (II Reis 22:18-20). A invasão teve lugar 5 anos depois.


O AVÔ DA REFORMA

Este profeta foi um autêntico avô da Reforma. A grande doutrina da justificação pela fé, Paulo a aprendeu com Habacuque e Martinho Lutero a aprendeu de Paulo.

Pode concluir-se que este livro foi um dos prediletos de Paulo, porque ele cita 1:5 na sua advertência aos judeus incrédulos, em Antioquia: (Atos 13:41) e quanto à célebre declaração de 2:4, Paulo a cita 3 vezes: - Rm. 1:17, Gl. 3:11 e Hb. 10:38.


EXERCENDO O MINISTÉRIO

Habacuque exerceu seu ministério nos dias de Josias, rei de Judá.

Habacuque exerceu o seu ministério quando os caldeus marchavam vitoriosamente pelo Oriente Médio (1.6). Tal marcha iniciou-se em 627 a.C. e foi concluída com a vitória sobre Faraó Neco, do Egito, na Batalha de Carquêmis, em 605 a.C. (Jr 46.2). Tempo em que, de fato, os caldeus tornaram-se um império pujante. Isso mostra que o profeta era contemporâneo de Jeremias e Sofonias (Jr 1.1; Sf 1.1). Ele menciona ainda a opressão dos ímpios sobre os pobres e o colapso da justiça nacional (1.2-4) e descreve também o cenário do reinado tirânico de Jeoaquim, rei de Judá, entre 605 e 598 a.C. (Jr 22.3,13-18).


VIDA PESSOAL DO PROFETA

Não há informações, dentro ou fora do livro, sobre a vida pessoal de Habacuque. Apenas temos a declaração de que ele é profeta (1.1), detalhe este também encontrado em Ageu e Zacarias (Ag 1.1; Zc 1.1). A partir dessas poucas informações e pela finalização de seu livro (3.19), muitos estudiosos entendem que Habacuque era um profeta bem aceito pela sociedade e — há quem afirme — oriundo de família sacerdotal. A literatura rabínica apoia essa ideia. [3]

Fonte:

[1] - via novotempo.com 
[2] - via  Fatos Bíblicos.info
[3] - Os Doze Profetas Menores - Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo - comentarista: Ezequiel Soares - 4º trim.2012
Bíblia de Estudo Defesa da fé; Wikipédia; 


Sugestão de leitura:
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...