Membros / Amigos

Conheça mais de nossas Postagens

Research - Digite uma palavra ou assunto e Pesquise aqui no Blog

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Achado arqueológico comprova batalha entre Davi e Golias

Há 10 anos o professor Garfinkel e o arqueólogo Saar Ganor iniciaram uma pesquisa que resultou na importante descoberta de evidências que comprovam o Reino de Davi. Pela primeira vez elas serão expostas em Jerusalém.


The Khirbet Qeiyafa Archaeological Site.  (Bible Lands Museum Jerusalem Spokesperson)
"Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom." 1 Samuel 17:52

arqueologia bíblica foi revolucionada há vários anos, quando descobriram a prova da existência do Reino de Davi na forma de uma cidade escavada no Vale de Elah - situado no centro de Israel - pelo professor Yosef Garfinkel da Hebrew University e pelo arqueólogo Saar Ganor, que representa a “Autoridade de Antiguidades de Israel”.

O local foi descrito pela Bíblia como o lugar onde houve a batalha entre Davi e Golias. Os resultados das escavações no Vale de Elah serão apresentados ao público pela primeira vez em uma exposição programada para abrir o “Museu de Terras Bíblicas”, em Jerusalém no dia 5 de setembro.

"A arqueologia não conseguiu encontrar um homem e também não encontramos os restos ligados ao próprio Rei Davi", disse o Professor Garfinkel. "Mas, o que nós encontramos foram evidências arqueológicas do processo social da urbanização na Judeia", continuou.

De acordo com o professor Garfinkel, a evidência de urbanização se encaixa com o que é descrito na Bíblia, como o estabelecimento do Reino de Davi quando as pequenas comunidades agrárias foram substituídas por cidades fortificadas.

"A cronologia se encaixa perfeitamente com a narrativa bíblica. Testes de carbono realizados sobre os caroços de azeitona encontrados em Khirbet Qeiyafa mostram que a cidade foi construída no final do século 11 A.C”, explicou.

Evidências
Dois fenômenos atraíram a atenção Garfinkel e Ganor quando eles começaram as escavações em Khirbet Qeiyafa, cerca de dez anos atrás. Várias pedras de ferro foram encontradas e uma parede de forma incomum, com cavidades em dois lugares, envolviam o local.

Os arqueólogos divulgaram que no segundo ano de suas escavações, encontraram uma cidade fortificada que se encaixava perfeitamente com a descrição da cidade bíblica de Shaarayim. O nome em hebraico significa "duas portas", e os buracos na parede, construída em cima de uma estrutura antiga, eram exatamente no mesmo lugar onde deveriam ter duas portas, o que é uma raridade para uma cidade relativamente pequena.

A localização geográfica da cidade também se encaixa perfeitamente com a linha da descrição bíblica da Shaarayim, mencionada no contexto da batalha entre Davi e Golias, quando os filisteus "caíram no caminho para Shaarayim". A cidade também é mencionada no livro de Josué, como se estivesse situada perto de Socó e Azeka, dois sítios arqueológicos próximos de Khirbet Qeiyafa.


The southern gate of the Khirbet Qeiyafa archaeological site.
(Bible Lands Museum Jerusalem Spokesperson)
Outras descobertas no local incluem duas inscrições que são consideradas o atestado mais antigo escrito até à data quanto ao uso da língua hebraica. Um caco de cerâmica contém as palavras em hebraico: "rei", "não faça", e "julgar".

O “Museu de Terras Bíblicas” fará a exposição chamada "No Vale de Davi e Golias" e contará com os cacos de cerâmica, bem como um modelo de argila de um santuário encontrado no local e enormes pedras usadas na parede em torno da cidade.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO SITE BREAKING ISRAEL NEWS


Leia também:
Aqui eu Aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será postado assim que o autor der a aprovação.

Respeitando a liberdade de expressão e a valorização de quem expressa o seu pensamento, todas as participações no espaço reservado aos comentários deverão conter a identificação do autor do comentário.

Não serão liberados comentários, mesmo identificados, que contenham palavrões, calunias, digitações ofensivas e pejorativas, com falsidade ideológica e os que agridam a privacidade familiar.

Comentários anônimos:
Embora haja a aceitação de digitação do comentário anônimo, isso não significa que será publicado.
O administrador do blog prioriza os comentários identificados.
Os comentários anônimos passarão por criteriosa analise e, poderão ou não serem publicados.

Comentários suspeitos e/ou "spam" serão excluídos automaticamente.

Obrigado!
" Aqui eu Aprendi! "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...